Desde janeiro de 2017, o Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) — as duas empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos — oferecem à população o Cartão Fidelidade, a ser usado em transportes sobre trilhos.
Independentemente do modelo, o Fidelidade é adquirido na estação Paraíso, da Linha Azul do Metrô, e pode ser recarregado em cabines do Bilhete Único das estações da cidade. A primeira via custa R$ 2. O cartão pode ser utilizado indistintamente no Metrô ou na CPTM. Em caso de perda, furto, roubo, ou extravio, vale a recomendação geral: ligar para 156.
Principal vantagem — O Cartão Fidelidade está disponível em três versões (8, 20 e 50 viagens). O desconto no valor da passagem é bastante vantajoso. Hoje, o bilhete custa R$ 4,40. No cartão, pode sair por R$ 3,83. Na ocorrência de reajuste tarifário de qualquer modal envolvido será preservada a quantidade de passagens adquiridas pelo usuário, até o limite de duas tarifas.
- Cartão de 8 viagens
Carregamento: R$ 32,45
Economia: R$ 2,75 - Cartão de 20 viagens
Carregamento: R$ 78,65
Economia: R$ 9,35 - Cartão de 50 viagens
Carregamento: R$ 191,41
Economia: R$ 28,59
Intervalo mínimo — Quando usado mais de uma vez no metrô, a temporalidade entre uma utilização e outra é a seguinte:
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- 10 minutos para embarcar na mesma linha, mas em estação diferente do embarque anterior
- 20 minutos para embarcar na mesma linha e na mesma estação do embarque anterior
- 20 minutos, se o usuário embarcar em estações integradas com a CPTM ou Via Quatro
Informações importantes sobre o que fazer em caso de perda, roubo, extravio, furto, danos e outros tipos de problema estão disponíveis na página do Cartão Fidelidade, no site da CPTM. O mesmo vale para o cancelamento. Atenção: se houver erro de leitura ou algum outro problema de acesso ao sistema, será preciso usar outro cartão ou bilhete. A orientação, nesses casos, é levar o cartão para análise em um posto de atendimento da estação Sé. Se for possível, uma segunda via é emitida em até 72 horas
Horário de atendimento — Posto Metrô: das 7h às 19h, de segunda à sexta (exceto feriados e pontes de feriado). Para demais informações o Metrô disponibiliza o telefone (0800) 770 7722 que atende todos os dias das 5h à 0h