FÉRIAS COM AS CRIANÇAS Ideias para preencher os dias de folga da meninada
KIDS & FAMILY: a Belas Artes promove, pela primeira vez, atividades infantis no período de férias escolares. Exemplo: enquanto as crianças fazem yoga, os adultos que as acompanham participam de uma palestra sobre a dificuldade de dizer ‘não’. A partir de 3 anos. Belas Artes. R. Dr. Álvaro Alvim, 90, V. Mariana, 4003-3797. R$ 160/R$ 200.
QUINTA DO OLIVARDO: adultos e crianças ajudam na colheita. Os cachos vão para o lagar, onde são pisados e transformados em vinho. Tem música e comida portuguesa. Estr. do Vinho, Km 4, São Roque, (11) 4711-1100. 19/1, 10h30/16h e 27/1, 10h30/16h30; R$ 120/R$ 240.
TEATRO VIRADALATA: de 3ª a dom., tem João e Maria (Cia. Le Plat du Jour); Os Três Porquinhos (Cia. Le Plat du Jour; foto); Minha Vizinha, que Vive Sozinha (Cia. do Tempo); João e o Pé de Feijão (Despertar Produções); Avoar (Cia. Pic & Nic) e Isso Não É uma Ilusão (Cia. Caixa Mágica). Livre. R. Apinajés, 1.387, Sumaré, 3868-2535. 16h. R$ 40. Até 27/1.
E MAIS
+ Nas unidades paulistas o Verão Sesc oferece 1.800 atividades esportivas, como bicicleta ao ar livre. Até 5/3.
+ O espaço Brincando no Pé (Chácara Sto. Antônio) tem oficina e recreação, de seg. a sex. A partir de 2 anos. Até 1º/2.
+ As visitas ao prédio histórico do Theatro Municipal ocorrem de hora em hora (11h/17h). Ao meio-dia, o público vai ao subterrâneo. Até 31/1.
OS MELHORES FILMES EM CARTAZ
DESTAQUE: TELEVISÃO
ROMA, de Alfonso Cuarón
Roma, do mexicano Alfonso Cuarón, está a um controle remoto de distância de quem assina Netflix. O longa, elogiado e premiado, recria a vida da família do cineasta nos anos 1970 pelo olhar da doméstica Cléo (Yalitza Aparicio, professora, 24 anos).
Os pais do menino se separam, Cleo engravida e seu namorado só reaparece como integrante das milícias que massacram estudantes no chamado Halconazo, na Cidade do México, em 1971. “O filme mistura o público e o privado. A história da família é também a do país. Se as mulheres (a babá, a mãe) forjaram a sensibilidade de Alfonso, o mundo em que ele se criou, fundamentado na injustiça social, também ajudou a definir o propósito humanitário de seu cinema”, escreve o jornalista Luiz Carlos Merten.