Beleza e conteúdo: além do triunfo da arquitetura e da vocação para o encontro no vão livre, o museu mais importante da América Latina tem vida interior vibrante e rica
Há cinco décadas, o emblemático vão livre do Masp e a grande caixa de vidro e concreto erguida sobre a cidade no alto da Avenida Paulista têm uma presença forte na paisagem e na dinâmica paulistanas – nem todo mundo sabe que durante vinte anos, bem antes dessa vida de melhor cartão-postal, o Museu de Arte de São Paulo ocupou “provisoriamente” um endereço na Rua 7 de Abril, no centro.
No projeto atual de Lina Bo Bardi (1914 -1992), superfícies ásperas contrastam com a leveza, a transparência e a suspensão do prédio. Se a vontade da arquiteta era criar uma praça pública sob o edifício, o desejo se concretizou. Além de beleza e da vocação para o encontro (e as muitas manifestações), o Masp também tem conteúdo: é o mais importante museu da América Latina e guarda em seu acervo 8 mil peças que abrangem do século 4 a.C. aos dias de hoje.
As exposições temporárias, bem montadas, atraem públicos numerosos. Este ano promete: as exibições serão pautadas pelo feminino. O tema escolhido foi “Histórias de mulheres, histórias feministas”. A ver.
MELHOR CARTÃO-POSTAL
1º Masp
2º Museu do Ipiranga
3º Obelisco do Ibirapuera
MELHOR MUSEU
1º Masp
2º Pinacoteca
3º Museu do Ipiranga
Comments 1