Se for para ficar em casa, faça um brigadeiro e se jogue no sofá. Se for para sair da caverna, vá até a paulista ver toda a poesia de Manoel de Barros
GUIA DE STREAMING
DUMPLING
Entrou no catálogo da Netflix o longa Dumplin, dirigido por Anne Fletcher. Jennifer Aniston é a ex-miss Rosie Dickson. Ela é mãe de Willowdean Opal Dickson (Danielle Macdonald), uma jovem que está sem rumo, triste e acima do peso. Por pura afronta, a garota decide se inscrever no mesmo concurso de beleza que a mãe venceu (dez vezes). Entre momentos de graça e abordagens profundas, o filme tem seu valor. (Eliana Silva de Souza)
STAR TREK: DISCOVERY
Depois de 27 anos, Spock, personagem imortalizado por Leonard Nimoy, está de volta à televisão na segunda temporada de Star Trek: Discovery, que tem episódios novos todas as sextas na Netflix. “É assustador”, disse o ator Ethan Peck, que é neto de Gregory Peck (O Sol É Para Todos, A Princesa e o Plebeu), em entrevista ao Estado, em Los Angeles. “Claro que quero que gostem, mas sei que não é realista achar que todos vão gostar.” (Mariane Morisawa)
SAL, GORDURA, ACIDEZ E CALOR
Ver os quatro episódios da minissérie da cozinheira e professora Samin Nosrat é oferecer a si mesmo um reconfortante, revigorante e apetitoso luxo. Samin, autora do livro que inspirou o programa, é carismática e apaixonante na defesa de um jeito simples e intuitivo de cozinhar, à base de quatro elementos: sal, gordura, acidez e calor. Viajar com ela para entender como esses itens afetam os alimentos é uma beleza. E dá a maior fome. (Viviane Zandonadi)
EXPOSIÇÃO: OCUPAÇÃO MANUEL DE BARROS
Com rascunhos, desenhos e registros de composição, a exposição destaca a trajetória do importante poeta brasileiro Manoel de Barros (1916-2014), conhecido por capturar “a grandeza das pequenas coisas”. Leitor dos sermões do padre Vieira, hábito que o ensinou, ainda jovem, a admirar a formação e a utilização das palavras, Manoel de Barros, nascido em Cuiabá, manteve enquanto pode o mesmo ritmo de trabalho: todos os dias, às 7 horas, dirigia-se ao andar superior de sua casa, onde se encontra o que chamava de escritório de ser inútil. “Fico horas consultando dicionários etmológicos, descobrindo a origem das palavras, buscando motivação”, disse ao Estado, em 2002. “Garanto que é uma viagem melhor que qualquer outra de avião.”
Itaú Cultural
Av. Paulista, 149, metrô Brigadeiro, 2168-1777. 9h/20h30 (sáb., dom. e fer., 11h/20h; fecha 2ª).
Grátis. Até 7/4.