Entenda a importância de doar. No inverno, estoques de hemocentros caem
Nesta sexta, 14/6, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Instituída pela Organização Mundial da Saúde em 2014, a data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do ato e homenageia o dia de nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, descobridor do fator RH.
INSTITUTO VENCER O CÂNCER
Doar sangue pode causar alterações no organismo?
Não. Doar sangue não altera espessura ou viscosidade e não faz surgir doenças. O procedimento é realizado com materiais descartáveis para evitar qualquer tipo de infecção. A quantidade de sangue retirada é rapidamente recuperada pelo organismo.
A doação de sangue é fundamental para alguns pacientes?
Sim. O sangue não pode ser produzido artificialmente, logo, sem a doação, não há a possibilidade de transferir o sangue para quem precisa. Em centros de tratamento de câncer ela é ainda mais importante, porque alguns tratamentos inibem a produção de elementos do sangue temporariamente. Homens podem doar até quatro vezes ao ano. Mulheres, três.
É possível retornar ao trabalho após a doação? Sim.
A recomendação é evitar, no mesmo dia, atividades de risco ou que exijam grande esforço físico. De qualquer modo, a lei trabalhista assegura o abono do dia de trabalho ao empregado que realizar a doação de sangue.
Tatuagem e piercing impossibilitam a doação?
Depende. É feita uma entrevista com o possível doador e uma análise de segurança. Se a tatuagem ou a colocação do piercing tiver ocorrido há pelo menos seis meses, por exemplo, e o candidato passar na avaliação da segurança, dá para doar.
Quem fez endoscopia pode doar?
Sim, mas é obrigatório esperar seis meses depois do exame.
A vacinação interfere na doação?
De acordo com a vacina aplicada, a pessoa deverá aguardar um tempo mínimo para poder doar sangue. Esse intervalo varia conforme o tipo da vacina. Quem tem prolapso da válvula mitral pode doar? Não há contraindicação. No entanto, há medicamentos que podem comprometer a doação. Na entrevista, isso também é avaliado.
* Com consultoria do A.C. Camargo Cancer Center