A inspeção anual do taxímetro é obrigatória e garante que o equipamento funcione sem erro; aparelho fraudado pode acabar em cassação do alvará
Obrigatória por lei, a inspeção do taxímetro garante que o equipamento trabalhe sem erros dando tranquilidade ao motorista e ao passageiro. O instrumento, que calcula e informa o valor das corridas, deve ser verificado e lacrado uma vez por ano.
O taxímetro mede a distância percorrida pelo veículo e também o tempo em que ele fica parado. A cada quilômetro percorrido, uma fração monetária é registrada pelo taxímetro, que também calcula e registra a fração monetária dos intervalos de tempo sem movimento durante a corrida.
VEJA TAMBÉM
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) é o encarregado pela fiscalização. Superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni ressalta que, além da checagem anual, o equipamento precisa passar por uma nova inspeção sempre que houver alteração no valor da tarifa. “Após agendamento, o táxi comparece a um dos postos de verificação metrológica do Ipem-SP, onde é submetido a ensaios de distância percorrida [o registro da fração monetária] e tempo. Caso sejam encontrados erros superiores aos tolerados, o taxista é autuado e recebe notificação para reparar o taxímetro em oficina autorizada”, explica Gambaroni.
O taxímetro que estiver bem conservado, instalado corretamente e que apresentar desempenho metrológico correto é aprovado e recebe um lacre amarelo e a marca de verificação do Inmetro (um selo holográfico adesivo) com o ano de validade. Taxistas autuados por trafegar com o equipamento irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência. (Mário Rossit)
TAXÍMETRO PONTO A PONTO
1. O taxímetro é um instrumento que mede a distância que o táxi percorre, e o tempo que o veículo fica parado. A cada quilômetro percorrido uma fração monetária é registrada. Ele também marca a fração monetária quando o táxi está parado no trânsito.
2. A inspeção anual do equipamento é obrigatória. Ela é feita pelo Ipem-SP em um circuito fechado de um quilômetro. Os fiscais fazem a medição nas bandeiras 1 e 2.
3. A inspeção tem de ser agendada. Para fazer a inscrição e consultar o local em que deve ir, acesse o site do Ipem-SP – www. ipem.sp.gov.br.
4. Leve os seguintes documentos:
• Alvará de estacionamento da Prefeitura • Certificado de propriedade do veículo • Guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo Ipem-SP • Certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao exercício anterior • Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 52,18, quitada