No sofá e de férias antes, durante e/ou depois das festas? Dezenove filmes de temática natalina para preencher as tardes preguiçosas na praia, no campo ou na cidade
Uma brisa tímida e úmida traz um perfume de “depois da chuva de verão”. Ainda caem uns pingos e a tarde está tranquila. Os dias entre o Natal e réveillon são meio assim: uma atmosfera de preguiça, pés descalços e planos vagos. Tudo certo, nada resolvido, você se joga no sofá com uma porção de pipoca apoiada na barriga e vê um filme “de Natal”. Para ajudar, fizemos um listão. Dá para arriscar alguma velha novidade ou manter a tradição e rever seu preferido – que até pode não estar aqui (e tudo bem). As listas são assim mesmo: relativamente arbitrárias e injustas… Ou não?
DE ILUSÃO TAMBÉM SE VIVE (1947) E O MILAGRE DA RUA 34 (1994)
Na primeira (foto abaixo) e na segunda filmagens a pegada é a mesma: de um lado, uma garotinha esperta não acredita em Papai Noel; de outro, um velho simpático garante ser o próprio e acaba visto como louco. Para ver com as crianças.
UM ANJO CAIU DO CÉU (1947)
Cary Grant é o anjo que vem ajudar o pastor David Niven e sua mulher, Loretta Young, a construir uma igreja. Mas Niven acha que Grant quer lhe roubar a esposa. Comédia charmosa.
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (1946)
“Em 1946, depois da derrota do nazifascismo na Segunda Guerra, Frank Capra criou a história definitiva sobre a importância de cada um. Seu filme tornou-se o emblema do Natal”, escreve Luiz Carlos Merten, crítico do Estadão. Drama com James Stewart.
O NATAL DE CHARLIE BROWN (1965)
É curtinho, tem direção de Bill Meléndez e música de Vince Guaraldi. Quando a persuasiva Lucy convence Charlie Brown a dirigir a peça de Natal, as coisas ficam assim meio “que puxa…”. Uma delícia de ver (também) com as crianças.
OS FANTASMAS CONTRA-ATACAM (1988)
Nesta outra adaptação do Conto de Natal, de Charles Dickens, Bill Murray interpreta o empresário muito chato que recebe a visita de fantasmas no dia 24 de dezembro. Para ver (também) com as crianças.
ESQUECERAM DE MIM (1990 E 1992)
Dirigidos por Chris Columbus, os dois primeiros filmes sobre o garoto que é esquecido pela família durante os feriados Natal – primeiro em casa e depois em Nova York – são divertidíssimos. As crianças adoram.
UM CONTO DE NATAL DOS MUPPETS (1992)
O avarento Scrooge – que tem a chance de se redimir – é interpretado por Michael Caine. Trata-se de uma adaptação do romance de Charles Dickens, aqui conduzida pelos Muppets. Todo mundo quer assistir junto.
O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993)
Tim Burton produziu e escreveu esta fábula sombria e comovente rodada em stop motion, técnica de animação feita quadro a quadro. Jack, uma caveira sensível, tenta levar o Natal para a mórbida cidade do Halloween. Pura fantasia.
MEU PAPAI É NOEL (1994)
Tim Allen é Scott Calvin. Quando sem querer ele faz o Papai Noel despencar do telhado, precisa ocupar o lugar do bom velhinho e fazer todo o trabalho dele. Comédia do tipo “todo mundo na sala”.
THE GRINCH (2000 E 2018)
Na primeira adaptação do clássico de Dr. Seuss, Jim Carrey (foto abaixo) é o monstro verde que só pensa em roubar o Natal e espalhar mau humor. Em 2018, saiu uma animação. Benedict Cumberbatch é o Grinch na versão legendada. Lázaro Ramos, na dublada.
ONDE ASSISTIR
Para encontrar os filmes, percorra os canais que estiverem à mão (Netflix, conteúdos sob demanda da TV por assinatura, Amazon Prime etc.). Algumas pessoas ainda guardam DVDs em casa e há produções mais antigas que podem até ser encontradas na íntegra no YouTube, só que a qualidade da imagem nem sempre é boa. Uma dica: faça a pergunta elementar para o buscador e descubra qual é o melhor caminho para você. Exemplo: “Onde assistir O Amor Não Tira Férias?”. Pronto, no caso, é Telecine Play.
SIMPLESMENTE AMOR (2003 )
Várias histórias de relacionamento se enrolam e desenrolam nas semanas que antecedem o Natal. Lançado em 2003, para muita gente segue imbatível no posto de comédia romântica do século. Tem graça, doçura, acidez e melancolia.
UM DUENDE EM NOVA YORK (2003)
Criado no mundo dos elfos, no Pólo Norte, Buddy (Will Farrell) resolve procurar seu pai em Nova York e, chegando lá, descobre que este não acredita em Papai Noel. Adultos se divertem assistindo com crianças.
O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS (2006)
Duas moças, corações partidos, se conhecem pela internet em um site de troca de casas por temporada. Kate Winslet vai parar na Califórnia. Cameron Diaz, perto de Londres. É muito bom de ver e rever. Comédia romântica com Jack Black e Jude Law.
A VERY MURRAY CHRISTMAS (2015)
Escrito por Sofia Coppola (que também dirige), Bill Murray e Mitch Glazer, o filme é uma homenagem aos especiais de Natal clássicos. Murray interpreta a si mesmo com receio de não ter nenhum convidado para participar de seu programa de TV. Miley Cyrus e George Clooney aparecem…
CRÔNICAS DE NATAL (2018)
A comédia, que tem Kurt Russell no lugar do Papai Noel, fala das aventuras dos irmãos Kate e Teddy. De – pois de causar um acidente com um trenó, os dois tentam salvar o ano.
O NATAL DE ANGELA (2017)
Curta de animação baseado em um conto comovente de Frank McCourt sobre uma menininha que na véspera do Natal tem uma ideia bastante incomum. São 30 minutinhos.