O Estadão perguntou aos leitores qual programa cultural todo mundo tem de fazer ao menos uma vez na vida em São Paulo. Ir ao Masp foi a atividade mais lembrada
1º EXPOSIÇÃO NO MASP
O interesse pelo Museu de Arte de São Paulo só aumenta. Em 2019, a marca histórica registrada foi de 729.325 visitantes. Só a mostra Tarsila Popular atraiu, entre abril e julho, 402.850 pessoas. Ir ao Masp, para ver as concorridas exposições temporárias e/ou apreciar seu grande e importante acervo, abrange ainda um terceiro ingrediente: a estética arquitetônica do edifício, que parece pairar sobre a agitada e plural Avenida Paulista, tanto no dia a dia da cidade quanto no domingo de sol e nas manifestações culturais e políticas em frente ao museu.
• Consulte horários, programação e preços em masp.org.br.
2º ESPETÁCULO NO THEATRO MUNICIPAL
O histórico edifício inaugurado em 1911 é um cartão-postal de São Paulo e nele existe o Theatro Municipal que agora, ainda mais cheio de vida, tem o cardápio de óperas, balés e concertos eruditos acrescido de outros tipos de música, dança, circo e teatro. Em 2019, 40% do público pisava na magistral sala de espetáculos pela primeira vez.
• Consulte horários, programação e preços em theatromunicipal.org.br.
3º CONCERTO NA SALA SÃO PAULO
O público sensível à beleza das composições clássicas e populares tem contato com a alta qualidade artística e percebe, na pele, na vista e na atmosfera, como músicos e maestros fazem das apresentações peças impecáveis. Tudo favorecido por uma arquitetura acústica e visualmente limpa, forjada em madeiras e paredes espessas. As visitas guiadas ao prédio são aulas de história.
• Consulte horários, programação e preços em www.salasaopaulo.art.br.
4º FEIRA DE ARTES DA PRAÇA BENEDITO CALIXTO
Há mais de 30 anos, os sábados são animados e interessantes na Benedito Calixto, em Pinheiros, quando o público garimpa os mais variados itens na feirinha e nas lojas ao redor. Objetos antigos (de brinquedos a vinis) e tendências dividem a atenção dos visitantes com moda, móveis e peças de design e de artesanato. Perto das providenciais barraquinhas de comida, tem até chorinho.
• Funcionamento: todos os sábados, das 9h às 19h.
5º ENSAIO NA QUADRA DA ESCOLA DE SAMBA
O ensaio de uma escola é um espetáculo um tanto diferente do ambientado na avenida em desfile competitivo para valer. A energia é especial e o objetivo é cantar, afinar a melodia e, principalmente, envolver a comunida – de com alegria nos preparativos para o desfile principal. Tudo isso em casa, a quadra da agremiação. Para quem é de carnaval, vale muito.
• Consulte a escola para saber da agenda de cada quadra.
6º VISITA AO PARQUE DA INDEPENDÊNCIA
Além de associado ao local da declaração de independência das aulas de história, tem parque infantil, pista de corrida e muito verde que abriga a fauna do local, a exemplo pica-paus e gaviões. Na mesma área encravada do bairro do Ipiranga, o Museu Paulista, conhecido como o Museu do Ipiranga, está em reforma. A Casa do Grito e a Cripta Imperial completam o complexo histórico.
• Funcionamento do parque: todos os dias, das 5h às 20h. (11) 2273-7250. Informações aqui.
7º PASSEIO NO CATAVENTO CULTURAL Borboletas, campanhas educativas, conhecimentos de física e química transmitidos de forma lúdica e muita informação sobre a vida no planeta e o que se sabe sobre o espaço. Um dia no Catavento oferece descobertas fasci – nantes para crianças em idade escolar, adolescentes e adultos. Boa oportu – nidade para se localizar na evolução humana (sim, nós todos viemos dos macacos : ))
• Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h. R$ 10. Informações em www.cataventocultural.org.br
8º A ARTE DO BECO DO BATMAN NA VILA MADALENA A estreita via Gonçalo Afonso ajudou a colocar São Paulo no mapa da arte de rua mundial. Os impressionantes grafites são referência para artistas brasileiros e internacionais. A alusão ao homem-morcego é antiga: a asa do personagem foi uma das primeiras imagens a ser pintadas ali ainda nos anos 1980. Fuja da chuva forte, porque o local tende a alagar.
• Endereço: o beco fica entre as Ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena.