A melhor solução é combinar água e sabão. Esses bichinhos de estimação têm o olfato muito mais apurado que o dos humanos. Só que eles não falam: se alguma coisa lhes fizer mal e causar incômodo, fica mais difícil descobrir o que é
Ter um animal de estimação em casa é sinônimo de cuidado, escreve Luiza Cervenka de Assis, bióloga com mestrado em psicobiologia. Luiza é autora do blog Comportamento Animal, no site do Estadão. Veja a seguir as principais recomendações de especialistas ouvidos por Luiza para uma higiene adequada.
Visite o blog Comportamento Animal
NO CHÃO DA CASA
RECOMENDADO | amônia quaternária: é o produto mais indicado para limpar o chão. Use um pano e faça a diluição certa, descrita na embalagem do produto. Os pets não devem circular pelo piso recém-lavado. Tem de esperar secar.
PROIBIDOS | água sanitária: muito usada para lavar o chão (e desativar o coronavírus), não é indicada para quem pet e criança pequena; criolina: é altamente tóxica para animais e muita gente usa para lavar calcada e quintal.
Linhas gerais Lavar as patinhas e as solas dos sapatos e manter pisos e superfícies limpos são hábitos de higiene, animal e doméstica, que devem ser regulares com ou sem pandemia. Para sempre. Sem pânico: é mais fácil contaminar-se por uma embalagem mal lavada do que com a pata do cachorro. A higienização deve ser feita sem submeter os animais a riscos. Dá para passear com os peludos sem medo, desde que sejam tomados todos os cuidados (com humanos e cachorros). O coronavírus não resiste por muito tempo no chão de cimento. Ele não suporta a porosidade. Seu período de sobrevivência é significativamente maior em superfícies e objetos de plástico, vidro e inox. No momento, não é indicado passear com o cachorro na grama ou na terra, que retêm mais bactérias, fungos e vírus do que a calçada. A atenção com os gatos é maior, porque eles passeiam sozinhos. Fonte: Carla Berl, médica veterinária
NO BICHINHO
RECOMENDADO | água e sabão: a mistura simples desativa agentes infecciosos, como o coronavírus. Principal vantagem? Não é tóxica.
Como limpar
- Lavar as almofadinhas com água morna e sabão (sabonete líquido para criança ou shampoo pet), por 20 segundos.
- Enxaguar completamente.
- Secar com toalha (não use secador, o calor pode queimar a patinha)
Camiseta para passear: essa é dica para evitar que pelos longos toquem o chão
PROIBIDO | desinfetante, amônia quaternária, água sanitária e álcool: esses produtos jamais devem ser aplicados nos animais de estimação – nem na pata nem em nenhuma parte do corpo. Entre as muitas complicações, podem causar esofagite, gastrite, lesão de língua, dermatite, queimadura, intoxicação gastrointestinal e lesão nos rins.
Se as almofadinhas das patas estiverem vermelhas, se o animal estiver lambendo muito as patas ou partes do corpo, levantando a pata com frequência ou se tiver parado de comer, leve imediatamente ao médico veterinário
BANHO | shampoo veterinário: é o mais eficiente para quebrar a gordura que envolve e mantém o coronavírus ativo. De novo: é indicado (também) para as patinhas depois do passeio; banho a seco: não faz mal para o bichinho e combate bactérias e fungos. Só que, com exceções (a depender do fabricante).
Fontes consultadas para a reportagem: Carla Berl, médica veterinária; Salua Carolina Cataneo, dermatologista veterinária