Antes de começar a pintar, cubra buracos, conheça as vantagens da tinta fosca e considere aplicar desenhos com a ajuda de fita crepe
BURACOS
É fácil resolver furos feitos na fixação de quadros ou estantes. Com uma espátula, passe massa corrida no local até preencher o buraco. Deixe secar por pelo menos três horas e, depois, com uma lixa fina, faça o acabamento. Em seguida, a parede já está pronta para ser lixada novamente e receber outra pintura. Se o furo for muito pequeno, tampe com pasta de dente branca. O resultado fica imperceptível.
PINTURA
É possível fazer uma reforma total, mudando as cores ou repintando. Prefira a tinta fosca. “Ela não mostra tanto as imperfeições quanto uma tinta acetinada. A gente indica para os pintores de primeira viagem”, diz a arquiteta Júlia Varon, do escritório Forma 011.
DESENHOS
Utilize fita crepe comum para definir a imagem. Júlia Varon recomenda atenção especial à espessura. Segundo a arquiteta, a de 5 centímetros, mais grossa, evita erros. Deixe-a muito bem esticada na hora de pintar e não remova antes de secar. Paciência. PAPEL DE PAREDE Na internet, são vendidos papéis e texturas prontas para aplicar. As peças adesivas são de fácil aplicação. Nunca compre antes de medir a parede. “A fita métrica será sua melhor amiga”, diz Isabela Caserta, designer de produto da Madeira Madeira.
Com reportagem de Ana Lourenço
PARA TUDO FICAR NO CAPRICHO, LEIA TAMBÉM
- Não deixe a casa cair
Pontos de partida de manutenção e mudanças - Pequenos reparos
Tchau, pia entupida - Móveis renovados
Envernizar, colorir, envelopar
Comments 1