Acompanhar os canais digitais dos lojistas antecipadamente e cadastrar-se para receber notificações de promoções pode garantir uma boa compra e evitar a chamada ‘black fraude’
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
- A Black Friday 2020 ocorre no dia 27 de novembro.
- Se já sabe o que quer comprar na Black Friday, compare preços e ofertas antecipadamente.
- Um bom planejamento inclui fazer uma lista de compras e acompanhar os valores dia a dia.
- Considere quanto pode/quer pagar.
- Uma estratégia é, a partir do orçamento disponível, traçar intenções de compra.
- Defina suas prioridades.
Os grandes descontos variam de acordo com a categoria do produto. Para itens como eletrônicos e linha branca, 20% ou 30% de desconto é muito bom, porque, em valores absolutos, isso pode representar uma oferta de até R$ 500 ou R$ 600. Em vestuário, as ofertas podem chegar a 80%
Ricardo Bove, diretor do site www.blackfriday.com.br
- Calcule o valor e a urgência do produto desejado. Se você tiver um benefício imediato, não vale a pena esperar.
- Não há uma data certa para definir o momento ideal de compra. Há lojas que já começaram a antecipar suas ofertas e isso tende a se intensificar a partir do dia 15, mas a maior parte dos descontos ocorre mesmo entre a noite da quinta-feira anterior à Black Friday e o domingo posterior.
- Para identificar as melhores ofertas, acompanhe os sites e as redes sociais das lojas de preferência, que têm papel importante durante a campanha. Nesse caso, confiança é a palavra-chave.
- Fazer o cadastro em sites e aplicativos de lojas pode garantir ofertas antecipadas.
- O site www.blackfriday.com.br também oferece a possibilidade do usuário se cadastrar e receber em seu e-mail as ofertas das lojas cadastradas.
- Cuidado com os falsos descontos, é importante conferir a reputação das lojas. Atenção redobrada se a loja for desconhecida.
- Se um desconto parece extraordinário, desconfie.
- A pesquisa antecipada dos preços ajuda a perceber descontos que fazem (e os que não fazem) sentido.
Com reportagem de Luciana Lino. Fontes: Ricardo Bove, diretor do www.blackfriday.com.br e Roberto Madruga, diretor da ConQuist Consultoria