Encontre sua vaga: plataformas segmentadas unem oportunidades a currículos de pessoas negras, trans, com deficiência e para com mais de 50 anos
Acesse neste link o conteúdo completo do Estadão sobre emprego e diversidade
PONTOS DE ATENÇÃO
- Pergunte-se sempre “Qual vaga eu quero?, O que eu almejo?”
- Saiba o seu valor e não “se apequene”
- Sua diversidade só tem a agregar em qualquer ambiente de trabalho
- Pense em seu futuro dentro da empresa ou na área para a qual você está aplicando
- Tentativas frustradas podem afetar a autoestima, mas tenha sempre em mente o seu potencial
- Preste atenção ao currículo
- Muitos bancos de vagas têm sistemas automáticos para “puxar” o currículo. Por isso, capriche nas palavras-chave.
- Um currículo assertivo é o que vai garantir que você passe para as outras etapas da seleção
- Valorize suas qualidades, conte sua trajetória profissional destacando as principais experiências e enfatize as características exigidas na vaga
Se você tem dúvidas sobre o que não deixar de fora do seu currículo e sobre o que inserir nele a respeito da sua diversidade, leia também esta reportagem
- Tenha pensamento estratégico: pense em estar em lugares que vão aumentar suas chances de conseguir uma colocação ideal
Além dos buscadores segmentados, capriche no LinkedIn. A maior rede profissional do mundo tem grupos para pessoas 50+, LGBTQIA+, mulheres e PCDs, onde há headhunters procurando profissionais diversos e empresas divulgando suas vagas
- No LinkedIn é possível fazer network, ou seja, interagir com profissionais que eventualmente podem indicar você
DEZESSETE PLATAFORMAS DE VAGAS DE EMPREGO
BlackVagas: vitrine de profissionais desenvolvida pelo Movimento Black Money. A iniciativa busca potencializar a entrada de negras e negros no mercado de trabalho.
Saiba Mais →
Camaleao.co: startup de busca de emprego para pessoas LGBT+. Considera-se uma ponte entre empresas e os talentos “coloridos”, oferecendo consultorias, palestras e treinamentos.
Saiba Mais →
Contrate uma mãe: idealizado por profissionais de RH, inovação e comunicação, o Contrate uma Mãe é o primeiro banco de currículos do Brasil para a realocação profissional de mulheres que vivem a maternidade.
Saiba Mais →
Deficientes Online: tem quase 7,8 mil vagas destinadas para pessoas com deficiência. As oportunidades listadas vão do setor gastronômico até recursos humanos, vendas, TI e programação, entre outros.
Saiba Mais →
Egalitê: oportunidades para pessoas com deficiência em diversas áreas de atuação. A lista de clientes do banco de vagas inclui C&A, HP, Red Bull e Amil.
Saiba Mais →
EmpregueAfro: consultoria promove diversidade étnico-racial nas empresas. Companhias como Microsoft, Google, Basf, Nike e Santander estão na lista de clientes da EmpregueAfro.
Saiba Mais →
Ganbatte: projeto social que conecta empresas a jovens da periferia com soluções em gestão da D&I, recrutamento, seleção e desenvolvimento de jovens profissionais de grupos periféricos (Classes Sociais CDE; Negros; Mulheres; LGBTQIA+; PcD).
Saiba Mais →
HerForce: recrutamento de mulheres por empresas que valorizam a diversidade. A plataforma tem um espaço para que as próprias funcionárias avaliem de forma anônima suas organizações.
Saiba Mais →
Indique uma Preta: consultoria conecta mulheres negras ao mercado de trabalho por meio de vagas divulgadas no LinkedIn, Instagram e em um grupo no Facebook.
Linkedin →
Instagram →
Facebbok →
Labora: promove diversidade e inclusão geracional nas empresas por meio da tecnologia.
Saiba Mais →
Maturi: a ex–MaturiJobs auxilia a recolocação de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho.
Saiba Mais →
Nurap: o Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social trabalha pela capacitação e inclusão de pessoas em vulnerabilidade. Há cursos profissionalizantes, parcerias com empresas e recrutamento.
Saiba Mais →
Oportunidades Especiais: apoia exclusivamente pessoas com deficiência na busca por empregos e inclusão.
Saiba Mais →
Vagas PCD: site de currículos e vagas para pessoas com deficiência. Há mais de 88 mil currículos e 4.300 oportunidades. Tem estágio, trabalhos freelancer até CLT nas mais diversas áreas de atuação.
Saiba Mais →
Rede Inclusiva – Rede Cidadã: o objetivo é capacitar e direcionar pessoas com deficiência para as oportunidades de trabalho.
Saiba Mais →
Transcendemos: coloca talentos LGBTQIA+, negros e pessoas de outros grupos sub-representados em contato com empresas comprometidas com a diversidade e a inclusão.
Saiba Mais →
TransEmpregos: atua junto a empresas para inserir pessoas transgêneras no mercado de trabalho. Só em 2020, foram abertas 1.419 vagas e 794 profissionais conseguiram emprego. Corporações que querem mudar seu processo de contratação e torná-los acolhedores, seguros e equânimes para todos os colaboradores podem contratar a TransEmpregos para diagnosticar o ambiente e desenvolver
Saiba Mais →