Bom, bonito e quentinho: das jaquetas puff às botas da estação, uma seleção de ideias para investir ou aproveitar melhor o que tem no guarda-roupa.
SOBREPOSIÇÕES
Influência das ruas nas passarelas, as sobreposições (o visual “cebola”, em camadas) nunca estiveram tão em alta. A sequência natural, com peças menores por baixo e mais amplas e volumosas por cima, é mais convencional, mas suas alternativas criam efeitos bastante interessantes, como se viu nos desfiles da Prada e da Balenciaga.
PELOS SINTÉTICOS
Em tempos de veganismo, sofrimento animal em cheque e tecnologia têxtil avançada, as peles artificiais ganham destaque. Grifes de luxo, como Givenchy, Gucci, Armani, Chanel e Michael Kors, prometem abandonar de vez os pelos animais. No Brasil, Ellus e redes de fast-fashion conectadas às tendências globais, a exemplo de Zara, Renner e Forever 21, já têm peças assim.
JAQUETA PUFF
Jaquetas puff ou puffer – casacos acolchoados que emulam o conforto e a proteção dos doudones de neve – ganham muitas leituras. Os mais tradicionais são feitos em náilon e materiais ultraleves e impermeáveis. Além das versões premium (Moncler, Valentino, Chanel), você pode encontrá-los facilmente em marcas do tipo Amaro, Riachuelo, C&A, Fila e Ellus.
PELE DE CORDEIRO
As lãs de ovelha e de cordeiro, sucesso dos anos 1980 e 1990, voltaram às passarelas nos desfiles de Louis Vuitton, Dior e Tod’s. Elas podem surgir em uma gola ou na forração de uma jaqueta jeans. Aparecem também em aplicações localizadas e de acabamentos trabalhosos, deixando o conjunto mais sofisticado.
PONCHOS E CAPAS
Se você já cansou dos casacos, não se vê usando sobreposições e gosta de se adiantar, os ponchos e as capas são para você. Sumidos das passarelas e do imaginário fashion, ensaiam uma volta por cima em versões modernizadas (e caras) grandes marcas de luxo globais. Mas já há propostas mais acessíveis na Amaro, por exemplo.
ACONCHEGO E CONFORTO
Mesmo no Brasil, onde o inverno não é tão rigoroso, o conceito dinamarquês hygge (aconchego) é uma influência importante na estação. Além de aconchego, esse estilo de vida valoriza a recuperação do prazer das coisas simples e dos relacionamentos. Em termos de moda, tem a ver com o uso de roupas confortáveis (o que inclui as esportivas e os tênis), cores neutras, calçados sem salto, tecidos mais naturais, malhas e tricôs.
XADREZ ATEMPORAL
A estampa xadrez é mais frequente no outono e no inverno, e a temporada ressalta basicamente dois tipos: o grid print preto e branco, de linhas mais finas, e o tomboy preto e vermelho, mais informal. Os dois têm uma pegada urbana e moderna.
VEJA TAMBÉM
CAMPANHA DO AGASALHO
Até 13 de julho, as 94 estações das sete linhas da CPTM recebem doações da Campanha do Agasalho 2018. A ação é feita em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e tem o apoio da Turma
da Mônica. São mais de 100 caixas espalhadas por todo o sistema para receber roupas, sapatos, cobertores e outros itens em bom estado. As doações são encaminhadas para entidades assistenciais, hospitais, albergues da capital e de todos os municípios de São Paulo. Informações: www.campanhadoagasalho.sp.gov.br.
Comments 2