Jantar, almoço, churrasco? O Paladar fez um manual prático para que nem falte, nem sobre nada na sua festa. E mais: respire fundo e atravesse a correria da temporada
BOM SENSO
A primeira regra é o bom senso, porque tudo depende do estilo da festa, do perfil dos convidados e, é claro, do bolso. A quantidade de cerveja que você precisa gelar para um churrasco após o jogo de futebol é diferente da que precisará para a happy hour com amigas. Se algum convidado tem restrição alimentar, precisa levar isso em conta.
LISTA DE CONVIDADOS
A depender do número de pessoas, algumas coisas são inviáveis. Exemplo: se ao receber 50 pessoas o anfitrião decidir empratar a refeição para cada um deles, vai passar o tempo todo na cozinha.
QUANTIDADES
Considere o horário da festa: no almoço, as pessoas comem mais e ficam mais tempo à mesa. Reforce a quantidade. É mais fácil acertar na conta quando há um prato só. É que, se tiver mais, os convidados vão querer experimentar os outros também. O problema é: se você dobrar a quantidade, vai sobrar muita comida. Então, aumente apenas 30% na conta geral.
Misturar louças, copos e taças dá personalidade à festa e, se bem combinados, padronagens e modelos diferentes ficam ótimos juntos. Outra ideia é investir no colorido da mesa (e usar frutas na decoração)
ALMOÇO E JANTAR | PRATO PRINCIPAL
MASSA
Um cardápio com apenas uma opção de massa fresca recheada pede o cálculo de 200 gramas de massa e 200 mililitros de molho por pessoa (ou 1 litro de molho para cada 1 quilo de massa). No caso da massa seca, são 100 gramas (depois de cozida, o peso aumenta) e 250 mililitros de molho (a seca pede mais).
AVE, PEIXE OU CARNE
Se a atração central for um prato de carne que tenha acompanhamentos, a medida básica é: 200 gramas de proteína e 160 gramas de guarnição por pessoa. A quantidade total de guarnições pode estar dividida em itens, como farofa (60 gramas por pessoa) e arroz (40 gramas do cru por pessoa). Quando a proteína acompanha uma massa, calcule, por pessoa, 120 gramas de massa para 180 gramas de carne, ave ou peixe.
ALMOÇO E JANTAR | SOBREMESA
BÁSICO
Ao oferecer mais de uma, o ideal é contar uma porção de cada doce por convidado. Se tiver sorvete, a dose precisa ser reforçada: sempre sai mais, especialmente depois do churrasco ou de uma refeição mais pesada.
DOCES
Cada pessoa come, em média, 120 gramas de sobremesa. Se forem várias as opções, o cálculo por pessoa é: 60 gramas para receitas cremosas; uma fatia de torta ou bolo; 30 gramas de fruta.
SORVETE
Se ele for a única opção de sobremesa, calcule 150 gramas por convidado. Um pote de 1 quilo rende em média 20 porções (cada uma com 50 gramas; para seis ou sete pessoas).
ALMOÇO E JANTAR | BEBIDA
VARIEDADE
O melhor é escolher uma só bebida que combine com o cardápio e reservar apenas uma ou duas garrafas de outro estilo, para socorrer alguém que não goste da primeira opção.
INVESTIMENTO
Espumante faz sucesso. Pode ser apenas para o coquetel e o brinde, ou para a noite toda – só prepare o bolso: quando é espumante, todos bebem mais.
VINHO
Uma garrafa (750 mililitros) rende 6 taças, mas o anfitrião conhece os convidados e sabe o quanto eles bebem. Para ter uma base de cálculo, a conta é: a cada duas pessoas, uma garrafa de branco ou tinto. Se for servir vinho e espumante, a cada três participantes separe uma garrafa de vinho e, para quatro, uma de espumante (mais sobre espumante a seguir).
ESPUMANTE
Se for servir a noite toda, calcule uma garrafa para duas pessoas. Se for apenas para brinde ou a recepção, uma garrafa para seis convidados.
CERVEJA
Por pessoa, são três ou quatro latas de 300 mililitros e 1,5 litro a 2 litros de chope. A saber: 20 litros de chope rendem 66 copos de 300 mililitros.
NÃO ALCOÓLICOS
Para os convidados que não consomem bebidas alcóolicas, aposte na variedade. Na hora de contabilizar a quantidade de água (com ou sem gás) faça a estimativa de 500 mililitros por pessoa. No caso dos refrigerantes e dos sucos, o número muda para 300 mililitros por pessoa.
CHURRASCO
- O churrasco é uma refeição longa. Dura até seis horas. Os convidados matam a fome e, algum tempo depois, podem querer recomeçar.
- Tem sempre a linguicinha, o pão de alho, o queijo, a farofa. Tudo isso precisa entrar no cálculo total, que é de 600 gramas por pessoa, incluindo carne, aperitivos e acompanhamentos.
- A quantidade para homens e mulheres é diferente – eles costumam comer mais; não é sexismo.
CARNES
400 gramas para cada convidado homem e 200 gramas para cada mulher.
GUARNIÇÕES
200 gramas por pessoa, distribuídos entre as diferentes opções, como arroz, farofa, vinagrete e pão de alho.
CARVÃO
São 5 quilos para 6 quilos de carne. A maneira de armazenar o pacote de carvão depois de aberto é muito importante, principalmente na praia, porque não pode pegar umidade. A dica é embalar em saco plástico.
NÃO PODE FALTAR GELO
- Atire a primeira pedra quem nunca teve que pedir para alguém ir correndo comprar gelo no meio da festa. Uma só geladeira não dá conta do recado, sobretudo com o constante abre e fecha. O que é preciso saber sobre o gelo:
Não adianta comprar se não tiver onde armazenar (uma caixa de isopor grande ou uma tina).
A melhor forma de gelar bebidas para a festa é um isopor grande, cheio de gelo. Para acelerar o processo, basta acrescentar sal grosso e álcool.
São 10 quilos de gelo + 550 gramas de sal grosso + 500 mililitros de álcool. Uma festa com 20 pessoas pede quatro sacos (se cada um contiver 5 quilos).
Comece a gelar as bebidas quatro horas antes do início da festa.
Um saco de gelo de 5 quilos é suficiente para encher uma champanheira que comporta três garrafas de espumante.
Para drinques que precisam de gelo limpo, o cálculo é de 1 quilo para cada litro de bebida destilada ou servida “on the rocks”.
• Por precaução, é bom ter um saco de gelo extra no freezer.
Matéria originalmente publicada em dezembro de 2016 atualizada pela última vez em dezembro de 2019