Acaba de chegar ao canal Disney+ o filme Luca, de Enrico Casarosa, nova animação da Pixar. Se as crianças se identificam com o personagem-título Luca e seu amigo Alberto, os adultos relembram com nostalgia bons tempos de sorvete, amigos e brincadeiras.
Luca e Alberto não são simplesmente dois italianinhos, e sim monstros marinhos temidos por seres humanos. Luca vive com os pais e a avó no fundo do mar e cuida de um rebanho de peixes. Encantado com objetos estranhos, conhece Alberto, que rouba dos humanos para decorar seu forte numa ilha deserta. É assim que Luca acaba descobrindo a superfície, onde ambos tomam a forma humana. Não demora para se aventurarem pela cidade litorânea de Portorosso [amálgama das vilas nos arredores de Gênova] com sua nova amiga, a humana Giulia.
A obra é inspirada no trabalho do cineasta japonês Hayao Miyazaki, co-fundador do estúdio de animação Ghibli. Há também a homenagem ao cinema e à música da Itália dos anos 1950 e 1960. O que compensa a história não ser tão original quanto outras da Pixar é o retrato da infância como ela é, celebrando aqueles amigos inseparáveis tão importantes na formação de cada um de nós. Luca é um menino protegido pela família, inseguro e obediente, enquanto Alberto é sozinho, rebelde e está sempre crente que está abafando. Juntos, formam uma dupla imbatível.
BASTIDORES
• Os personagens principais da animação, Luca e Alberto, são baseados no próprio diretor (EnricoCasarosa) e em seu amigo de infância. • Casarosa inspirou-se em filmes italianos dos anos 1950, como A Estrada da Vida (La Strada) e A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday), além de mitos, lendas e tradições italianas – como a história de um polvo que toca sinos e salva uma aldeia de um grupo de piratas. • Para produzir a animação, os cineastas viajaram para a Itália. Casarosa levou a equipe para jantar na casa de seus pais em Gênova. • Todas as vozes infantis ouvidas ao fundo, durante o filme, foram gravadas por crianças locais na Itália. • Existem 221 e 223 controles nas bocas de Luca e Alberto, para criar expressões arredondadas nos dois personagens. • A linguagem visual atribuída a Giulia é bem diferente. Repare nas formas triangulares em seu cabelo e nas calças. • Luca, na forma de monstro marinho, tem 3.436 escamas em seu corpo.
Com reportagem de Mariane Morisawa, especial para O Estado de S. Paulo