Há os que lamentam ter perdido a cidade para os foliões. E os que vibram de alegria só de pensar em deixar um rastro de purpurina por onde for. Quem é você nesse cordão?
Carnaval 2020
Bem-me-quer, mal-me-quer
Os festejos que arrastam multidões animadas e transformam São Paulo em capital carnavalesca são amados por muita gente. Por outras tantas, não. Há os que lamentam ter perdido a cidade para os foliões. Saudosos, eles dizem: ah, antigamente nessa época do ano ela era pura tranquilidade. E há quem viva da alegria de deixar um rastro de purpurina por onde for. Quem é você nesse cordão?
Em São Paulo, a folia deste ano começa “oficialmente” em 15/2 e vai até 1º/3. A cidade chega a 2020 com mais de 800 blocos e cordões inscritos na Prefeitura, número 55,5% maior do que o do ano passado. E há ainda os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Anhembi: são sete agremiações na sexta (21) e sete no sábado (22). O programa Ruas Abertas está suspenso na Avenida Paulista (e outras vias participantes) nos próximos três domingos (16 e 23/2 e 1º/3) e na terça-feira de carnaval (25/2). O objetivo é desafogar o trânsito na temporada de bloquinhos
SE VOCÊ…
…NÃO GOSTA DE CARNAVAL
• Aproveite para fazer um monte de nada.
• Se alguém te convidar, diga “vou ver e te aviso” ou, mais sincero, “prefiro não”.
• Daí, fuja para as montanhas (na praia, a água do banho costuma acabar).
• Se não der para fugir, monte uma operação de guerra: estoque comida, bebida e livros (fique rodeado do que mais gosta).
• Aproveite para ver um monte de filmes e séries.
• Descanse.
• Durma – no limite, compre um protetor auricular.
• Leia muito, se gostar.
• Que tal arrumar as estantes separando os livros por cor? Fazer uma horta? Dormir de novo?
• Por mais tentador que seja, tenha muito cuidado com os cinemas de rua. No caminho, um dos mais de 800 bloquinhos pode engolir você.
• Para não passar nervoso, jamais saia de casa sem consultar o itinerário dessas festas (pelo motivo anterior).
Se você gosta de carnaval, porém, a festa é sua e de quem vier: divirta-se, cuide-se e beba muita água. Tem mais: o manualdofoliao2020.prefeitura.sp.gov.br entrega informações essenciais e dicas de segurança. Os mapas dos circuitos mostram como fica o transporte público na região e onde tem atendimento médico, alimentação e apoio, entre outros serviços. Dá para imprimir e levar.
Confete e serpentina
CALENDÁRIO COMPLETO
A plataforma blocosderua.com tem bastante informação sobre o carnaval de rua em São Paulo e outras sete capitais. Dá para ver no detalhe dia e hora dos cortejos. A ferramenta de busca funciona bem.
GALO DA MADRUGADA
Maior bloco do maior carnaval de rua do mundo, o Galo da Madrugada do Recife se apresenta pela primeira vez em São Paulo. Os festejos serão em 25/2, às 9h, no Ibirapuera. O tema deste ano é ‘Xilogravuras no Cordel do Frevo’. Criado no Recife em 1978, o Galo arrasta milhões de pessoas em ciranda, blocos líricos, maracatu rural, maracatu afro e frevo. O grupo é inspirador: desde 1992, Brasília tem o desfile do Galinho da Madrugada. Outros exemplos são o Galo do Porto, em Porto Alegre, e o Galo na Neve, que nasceu em Quebec, no Canadá.
ACERVO ESTADÃO
Nem pense… Na edição de 11 de fevereiro de 1920 o Estadão destacou uma notícia de combate ao assédio no centro de São Paulo. O texto a seguir reproduz a ortografia da época.
“As autoridades de polícia da capital, de accordo com instrucções expedidas pela delegacia geral, estão agindo com rigor contra indivíduos que nas vias publicas, principalmente nas ruas do triangulo, desrespeitam as senhoras, dirigindo- -lhes palavras e expressões atrevidas. Hontem, na rua Direita, apanhados em flagrante a dirigir gracejos as senhoras, foram detidos e recolhidos no xadrez da Polícia Central os moços Sylvio Hipolito, Joaquim Rodrigues Netto, José Leopoldo e Constantino Cajado.”