O paulistano perde, em média, quarenta dias parado no trânsito. Reunimos algumas ideias e exemplos para inspirar uma melhora nesse vaivém. Para começar, é preciso saber: ainda temos muito chão pela frente (e muitos hábitos para mudar).
A crescente dificuldade de ir de um ponto a outro já afeta cidadãos de todas as faixas de renda e categorias profissionais, além de diversos segmentos de mercado.
VOCÊ SABIA?
• O paulistano perde, em média, quarenta dias por ano parado no trânsito.
• Em 2022, essa perda de tempo vai gerar desperdício anual de R$ 160 bilhões nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.
• Em 2050, 70% da população mundial deve morar em cidades – hoje são 54%.
• No Brasil, 85% dos habitantes vivem em centros urbanos.
• São Paulo é a quarta cidade mais congestionada do mundo.
• 120 milhões de veículos deve ser o total da frota do Brasil em 30 anos.
Fontes: Rede Nossa São Paulo, Sistema Firjan, Siemens e Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP)
COMO RESOLVER
No último dia 25 de maio, na semana em que ficou (ainda mais) evidente a dependência do País em relação ao transporte rodoviário e ao automóvel, a partir da falta de combustível causada pela greve e pelas interdições de
caminhoneiros, dezenas de especialistas se reuniram para discutir a locomoção no Summit Mobilidade Urbana Latam 2018, realizado pelo Estado com oferecimento da 99.
A necessidade de criar alternativas a veículos individuais e ao combustível fóssil permeou todos os painéis do
evento. Para especialistas, bicicletas e transporte movido a energia renovável são essenciais.
VEÍCULOS COMPARTILHADOS PELO MUNDO
• Em Oslo, na Noruega, o uso de carros compartilhados é levado tão a sério que não há mais veículos circulando
só com um ocupante.
• Em Barcelona, na Espanha, há estratégias de reorganização de tráfego para banir a circulação de veículos com apenas o motorista e, assim, reduzir 60% do trânsito nos bairros.
• Em Helsinque, na Finlândia, um projeto piloto de um app multimodal está trazendo resultados positivos no
cenário da mobilidade local.
• Em Washington, nos Estados Unidos, 80% dos cidadãos já não tinham carro em 2014 – eles preferiam se deslocar usando aplicativos de trânsito e sistemas de transporte integrados e compartilhados.
O FUTURO DAS BICICLETAS
• A bicicleta como meio de transporte poderia adicionar até R$ 870 milhões ao PIB da cidade de São Paulo.
• Usar a bike para parte dos deslocamentos poderia reduzir em até 18% as emissões de gás carbônico e gerar economia de R$ 34 milhões no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fontes: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e Itaú Unibanco
AS MULHERES E O ASSÉDIO
• A qualidade dos deslocamentos ainda é bem desigual entre mulheres e homens.
• As oportunidades de trabalho e lazer de uma mulher que se locomove de transporte público são mais limitadas
em termo de distância do que as de homens que usam o mesmo modal.
• As oportunidades de trabalho e lazer de uma mulher que se locomove de transporte público são mais
prejudicadas em termos de tempo do que as de homens que usam o mesmo modal.
• A mulher perde tempo em busca de lugares e meios seguros para se deslocar e muitas vezes faz a rota
mais longa na tentativa de viajar de um jeito mais seguro.
• No Brasil, seis mulheres são estupradas por hora e 86% já sofreram assédio público.
Fontes: pesquisa de Haydée Svab, engenheira civil e cofundadora da Poligen, grupo de estudos de gênero da Poli-USP, e Tatiane Moreira Lima, juíza de direito auxiliar da capital
VEJA TAMBÉM
ALGUMAS FRASES DESTACADAS DOS PAINÉIS DO SUMMIT MOBILIDADE
“A cidade de São Paulo tem mais de 15 mil ônibus circulando diariamente, a maior frota do planeta. As linhas serão reorganizadas para ampliar em 10% as ruas servidas pelo sistema”
BRUNO COVAS, PREFEITO DE SÃO PAULO“Nossa sociedade é totalmente dependente do combustível fóssil. Precisamos aprimorar a eficiência energética”
CLARISSE LINKE, DIRETORA EXECUTIVA DO ITDP“Nós, como governo, temos de dar uma resposta mais rápida, na velocidade em que o mundo anda”
FRANCISCO ALVARADO, CHEFE DE GABINETE DA SUBSECRETARIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DA PREFEITURA DE BUENOS AIRES“O assédio sexual diminui as oportunidades de trabalho e lazer das mulheres que se deslocam de ônibus pela cidade”
HAYDÉE SVAB, COFUNDADORA DA POLI-GEN“No meio desse caos urbano, queremos transformar e revolucionar a vida das pessoas. E isso pode dizer muita coisa”
ANA GUERRINI, HEAD DA 99“O espaço dos estacionamentos é caro, um desperdício. Os veículos autônomos vão trazer uma solução para isso, pois não precisarão ficar estacionado”
PHILIPP SCHIEMER, CEO PARA AMÉRICA LATINA DA MERCEDES-BENZ“Precisamos regularizar as atividades dos modais. Imagina o quão difícil seria se os táxis não tivessem a mesma cor”
DAVID LAMB DE VALDÉS, DA COMISSÃO FEDERAL DE CONCORRÊNCIA ECONÔMICA DO MÉXICO (COFECE)“Automóveis são muito mais usados por hora em São Paulo do que motocicletas, ônibus e caminhões”
ANDRÉ LUIS FERREIRA, DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE“A tecnologia faz com que seja mais vantajoso ter acesso ao carro e à bicicleta do que ser dono deles”
GABE KLEIN, do CityFi“Comprar uma calça maior não resolve o problema principal, que é ter engordado. Da mesma forma, não adianta criar mais ruas para os carros. É preciso focar na causa”
GABE KLEIN, do CityFi
Amo brincar dessas brincadeiras