Consumo maior durante a pandemia pode levar a uma crise de abastecimento. O esforço para economizar tem de ser coletivo, porque com mais gente passando mais tempo em casa a tendência é gastar acima do usual
Economia doméstica
O QUE FAZER PARA POUPAR ENERGIA ELÉTRICA
ILUMINAÇÃO
- Nas atividades do dia a dia, como o trabalho em casa, prefira ambientes arejados e com luz natural para não precisar ligar a luz.
- Se não der, saiba que lâmpadas fluorescentes ou LED gastam de 60% a 80% menos que lâmpadas incandescentes. Há lâmpadas brancas e amarelas – lojas de material de construção ainda estão abertas, se for trocar.
- Sempre que sair de um cômodo, desligue os aparelhos e apague as luzes. Vale para qualquer intervalo e pausas para refeições.
TEMPERATURA
- O uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado não é recomendado. Só mesmo quando estiver muito abafado.
DISPOSITIVOS ELÉTRICOS
- Evite deixar equipamentos elétricos ligados sem necessidade, como TV e computador.
- Aparelhos no stand by (desligados, na espera da ação do controle remoto), eles também consomem energia. Desligue-os e depois tire-os da tomada sempre que possível.
GELADEIRA
- Abrir a geladeira sem necessidade, deixar aberta por muito tempo e abrir e fechar a cada minuto significa gastar energia à toa.
- Verifique se a borracha de vedação está funcionando bem.
- Não utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos.
NÃO TOME BANHOS DEMORADOS
- Em casa, o chuveiro elétrico é o grande vilão da conta de luz; é o dispositivo que mais consome energia.
- Defina um horário fixo para tomar banho.
- Não se demore.
NOTEBOOK E CELULAR
- Carregar notebook e celular – e outros equipamentos que funcionam com bateria –sem necessidade é desperdício. Nada de deixar a noite toda na tomada.
- Programe-se para tirar o carregador da tomada assim que o nível da bateria estiver cheio e use até o limite antes de abastecer novamente.
Com reportagem de Diego Kerber, O Estado de S. Paulo
ACOMPANHE AO VIVO números da covid-19 no Brasil e no mundo
— Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus
Atenção: quem pode aderir ao isolamento e ficar em casa é privilegiado e tem a oportunidade de proteger a vida de quem está na linha de frente, como profissionais de saúde, trabalhadores de serviços essenciais (funcionários de supermercados e farmácias, entregadores, lixeiros, porteiros…) e moradores de rua. Neste momento urgente e importante, fique em casa.
PREVENÇÃO
• Lave sempre as mãos e o antebraço com água e sabão por 20 segundos e/ou use álcool em gel a 70%. Lave de novo a cada meia hora e toda vez que tiver qualquer contato externo (sair de casa por qualquer motivo, pegar elevador e manipular coisas de supermercado, por exemplo). Lave dedo por dedo, a palma, o antebraço e mantenha as unhas curtas e limpas. • Higienize celulares e outros itens de uso frequente. • Deixe o sapato fora de casa. Quando for guardar, lave a sola com desinfetante ou água sanitária (uma colher de sopa para cada litro de água). • Use água e sabão ou desinfetante para limpar também maçanetas, superfícies, controle remoto etc.. • Não compartilhe objetos de uso pessoal. • Evite colocar as mãos no rosto (olhos, nariz e boca). • Ao espirrar e tossir, proteja a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável. Lave rosto, mãos, braços e antebraços logo em seguida. • Fique a pelo menos 1 metro de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando. • Evite aglomerações.