Na animação Motor Mania, da Disney, Pateta interpreta um sujeito pacato que, quando começa a dirigir, vira uma verdadeira fera. Totalmente sem noção. Já viu? (Re) Veja. E, para o bem geral do vaivém, simplesmente não seja essa pessoa...
Agressividade e indiferença
Pessoas impulsivas, à beira de um ataque de nervos e que atrás do volante assumem postura competitiva não ajudam o trânsito a ficar melhor. Suas ações e reações tendem a ser desproporcionais. E olha que muitas vezes elas nem são assim em outras situações… O que fazer? Alguém precisa ter autocontrole. Tente não se envolver. Quanto menos confronto, melhor. Na foto, uma cena da animação Motor Mania, da Disney (1950) – o personagem Pateta encarna justamente um sujeito pacato e que, ao volante, fica furioso, perigoso e sem noção. Não sejamos essa pessoa.
MOTOR MANIA
VEJA TAMBÉM
Se estiver com sono, não dirija
Cerca de 20% dos acidentes de trânsito estão relacionados à sonolência e essa é ainda uma das principais causas de morte nas rodovias. Em uma pesquisa feita em 2017 pela Academia Brasileira de Neurologia, o Conselho Regional de Medicina e a Abramet, mais de 20% dos 500 motoristas ouvidos afirmaram dirigir com sono e 40% deles conhecem alguém que já se envolveu em acidente por esse motivo. Se estiver com sono, simplesmente não dirija.
Informação e música
Ouvir rádio é a forma que o taxista Fernando Souza Ribeiro encontra para passar o tempo. “Quando a gente cansa das notícias, coloca em uma música e assim vai”, diz Ribeiro. Já Anderson Costa (foto à direita) conta que aderiu aos podcasts e, entre os preferidos, estão os programas de política produzidos pelo Estadão e pela rádio “Jovem Pan”
O QUE VOCÊ QUER OUVIR HOJE?
Estadão tem cardápio variado de podcasts
Resumos informativos e análises profundas do que é destaque no noticiário político, econômico, cultural e esportivo – entre outros – são a base dos podcasts produzidos pela Rádio Eldorado com a participação de jornalistas e colunistas do Estadão e da Agência Estado.
Disponíveis nas plataformas de streaming Deezer e Spotify – e abastecidos com o repertório de quem trabalha na redação ou é colunista do jornal – os programas são gratuitos: para ouvir, é só baixar os aplicativos, fazer o login e, no campo de busca, digitar ‘Podcasts Estadão’ e escolher os produtos que interessam no momento. Há desde informações sobre o time do coração até dicas de finanças pessoais, passando pelos quinze minutos que condensam tudo o que você precisa saber para se sentir bem informado naquele dia (Eldorado Expresso) e por uma dose providencial de informação e análise temperada com boa música (Conexão Estadão).
Reportagem de Mário Rossit, para o Expresso