Os centros urbanos estão lotados, a frota de carros é cada vez maior e o risco de acidentes e roubos cresce. Em 2017, foram mais de 55 mil furtos no Estado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública. Ter um seguro é a melhor maneira de reduzir o prejuízo, mas nem todos podem pagar.
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Estudo da Bidu, startup da área de seguros, mostra que o preço das apólices para os dez carros mais vendidos do Brasil em setembro subiu, em média, 46%. Conhecer os tipos de produtos oferecidos e os detalhes das coberturas certamente ajuda o consumidor a contratar o melhor serviço – sem pagar pelo que não vai usar e, ao mesmo tempo, garantindo indenização para os riscos aos quais está exposto.
As coberturas básicas indenizam furto, roubo, colisão e intempéries, como enchentes, raios, incêndios e vendavais. As adicionais cobrem vidros, faróis, lanternas, retrovisores e equipamentos de som. Os serviços de assistência e conveniência incluem socorro mecânico e carro reserva, além de chaveiro e eletricista, por exemplo. As coberturas para danos a terceiros contemplam bens móveis e imóveis e despesas de acidente causado pelo veículo segurado.
OPÇÕES SOB MEDIDA
O Grupo Porto Seguro, por exemplo, oferece três produtos diferentes (Porto Seguro Auto, Itáu e Azul) e também os serviços adicionais. “O seguro oferece, gratuitamente, soluções para a residência, como reparos emergenciais em rede elétrica e hidráulica, chaveiro e serviços para o pet”, diz o diretor da Porto Seguro, Jaime Soares.
Segundo Saint’Clair Pereira Lima, diretor da Bradesco Auto/RE, o chamado Super Martelinho tem feito sucesso. Essa cobertura garante a recuperação de amassados de pequeno e médio portes quando não há danos à pintura. Outro produto é o Reparo Rápido. Feito em até 4 horas, inclui reparação e pintura de arranhões e de pequenos amassados externos. “Temos pacotes com diversas opções de carro reserva, como veículos de câmbio automático e picapes”, diz o diretor de automóveis da Tokio Marine, Fernando Padial. Da SulAmérica, o Auto
Mulher inclui número ilimitado de acionamentos para reboque e troca de pneus, acompanhante à delegacia em caso de roubo ou furto e mais acionamentos do serviço de motorista amigo. Há também isenção de franquia no primeiro acidente. “Cobrimos os danos mesmo que o valor fique abaixo da franquia”, informa um
dos vices-presidentes da companhia, Eduardo Dal Ri.
‘VELHINHOS’
Há produtos específicos para modelos mais antigos. É o caso do Tokio Marine Auto Popular, com prêmio até 50% mais barato que os dos seguros tradicionais. Segundo informações da companhia, são utilizadas “peças novas compatíveis de empresas homologadas pelas montadoras”. Em freios, suspensão e direção, são empregados itens genuínos.
Da Azul, o Auto Leve é voltado para carros com três anos ou mais de fabricação e importância segurada de até R$ 60 mil. O pagamento da apólice pode ser parcelado em até dez vezes. A entrada em vigor da lei dos desmanches também permitiu a criação de seguros mais baratos, voltados para veículos antigos. Nesse caso, são utilizadas peças originais, mas fornecidas por desmanches regularizados e com garantia de procedência.
A Suhai, por sua vez, oferece uma apólice que cobre exclusivamente furto e roubo. O diferencial é que a companhia aceita carros com mais de dez anos, tunados, rebaixados, utilizados em aplicativos, táxis e motos de qualquer cilindrada, inclusive as de motoboys. “O cliente pode fazer a vistoria por meio de um aplicativo para celular disponível para iOs e Android”, explica o diretor geral da empresa, Fernando Soares.
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