A mais recente pesquisa Origem Destino (OD), do Metrô de São Paulo, apontou aumento de 24% nas viagens feitas por táxi em dez anos na Grande São Paulo
MÁRIO ROSSIT
PARA O EXPRESSO
Ao todo, o levantamento mostrou que o número saltou de 90,7 mil, em 2007, para 112,9 mil, em 2017. A última pesquisa OD é a maior já realizada no País. A pesquisa ouviu 156 mil pessoas, com entrevistas feitas pessoalmente em 32 mil domicílios escolhidos de forma aleatória. De acordo com o Metrô, os pesquisadores perguntam aos usuários do transporte coletivo como eles fizeram suas viagens no dia anterior.
O aumento pode ser creditado a uma troca de modal – donos de carros ou usuários de ônibus e metrô teriam substituído o veículo particular pelos táxis como meio de locomoção. A escolha também tem relação com uma grande vantagem desse tipo de transporte: o uso dos corredores de ônibus.
Um estudo encomendado pela Easy Táxi apontou que, em trajetos idênticos, os táxis chegam, em média, 30% mais rápido que os veículos particulares. O levantamento, divulgado em junho de 2018, considerou os percursos realizados em trajetos com muito trânsito, como o corredor norte-sul e a rota que vai de Pinheiros até o Aeroporto de Congonhas. Em uma segunda-feira, por exemplo, uma corrida de carro no corredor norte-sul levou 1h07min53seg. No corredor de ônibus, a viagem durou 46min14seg. No percurso Pinheiros-Congonhas, em uma sexta-feira em horário de pico, o táxi chegou ao destino em 47min5seg, enquanto o carro demorou 1h9min32seg.
O estudo monitorou o desempenho dos táxis que circularam pelos corredores de ônibus por 18 meses, em corridas realizadas entre 16h e 21h, todos os dias da semana. “O transporte compartilhado é tendência no mundo ”, afirma Carolinne Iglesias, head de operações da Cabify Brasil, aplicativo que comprou a Easy Táxi em 2017. Meio ambiente e novas formas de locomoção têm exigido práticas de consumo diferentes: “Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que, a cada carro compartilhado, em média, de nove a 13 automóveis deixam de circular”, diz Carolinne.
MAIS NO EXPRESSO ESPECIAL TÁXI
Comments 5