Paulista do município de Osasco, o cantor Jota.Pê, de 31 anos, é um nome em destaque na cena atual. Com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, o artista tem crescido em visibilidade. Gravou recentemente uma versão da canção Zero, da cantora Liniker, e em agosto de 2021 participou do álbum Onze, que apresenta músicas inéditas do compositor Adoniran Barbosa, cantadas por artistas de diferentes gêneros e gerações. Ao lado de Bruna Black — com que forma o duo Àvuà —, interpretou a faixa A Partida.
“Gosto da música popular brasileira, porque dá mais liberdade para o meu trabalho e para entender as influências nas minhas composições”, diz Jota.Pê. “Minha música tem que dizer o artista que sou.”
Trajetória — Nascido e criado no Parque Continental, João Paulo Gomes da Silva, o Jota.Pê, teve contato com o universo musical desde muito novo, pois sua família trabalha na área. O avô tocava chorinho e o tio era maestro. Aos 10 anos ganhou um violão do pai e começou a tocar. Nascia um aspirante a músico que mais tarde integraria uma banda de rock com colegas de escola e tocaria guitarra em um grupo formado por professores. Não é de estranhar que Jota.Pê tenha feito as primeiras composições aos 15 anos.
Apesar da carreira musical promissora, ele decidiu cursar a faculdade de design digital e trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI), por sempre escutar de pessoas próximas que não iria ganhar dinheiro com a vida de artista. No final das contas, o seu talento falou, ou melhor, cantou mais alto.
Em 2015, Jota.Pê deu um dos passos mais importantes: lançou o primeiro álbum, Crônicas de um Sonhador. Após tocar por dois anos em bares e casas de show, foi selecionado para o The Voice Brasil, reality show musical da TV Globo. Com orientação técnica do cantor Lulu Santos, ele ficou cerca de três meses na disputa. “Participar do programa facilita com que as pessoas cheguem até você. Pude conhecer outros músicos, receber convites para shows e aumentar meu cachê”, explica.
Durante a pandemia, não ficou de braços cruzados. Ao ser selecionado pelo edital Proac Expresso (Lei Aldir Blanc Nº 39/2020), produziu uma live em abril de 2021 para mostrar sua produção autoral. “Foi um evento muito gostoso de fazer”, diz Jota.pê. Da live saiu a vontade de trabalhar em um novo projeto”, diz Jota.Pê.
Novo trabalho — No momento, Jota.Pê trabalha em seu segundo EP. A primeira de cinco faixas é a inédita Preta Rainha, homenagem à namorada Yasmin Olí, também cantora. O projeto tem origem na live Garoa, gravada com os músicos Kabé Pinheiro e Marcelo Mariano, em abril de 2021. Alguns trechos da composição viralizaram nas redes sociais e chegaram a 5 milhões de acessos. Uns Cafuné a Domicílio, Beija-Flor e Crônicas de um Sonhador ganharam novas versões. O trabalho mescla MPB a outros gêneros, como samba, reggae e pop rock. Além de tudo isso, Jota.Pê também comemora a oportunidade de trabalhar com o músico Marcelo Mariano, que toca para artistas como Lenine, Djavan e Gal Costa.