O fascismo é uma ideologia política de regimes autoritários e de poder absoluto sobre o povo. Surgiu no século 20, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, e teve como marco o fascismo italiano de Benito Mussolini (1883-1945).
É possível dizer que um governo autocrático centralizado na figura de um ditador populista — que impõe à população ideais nacionalistas, religiosos e de raça (e persegue opositores) — opera em regime fascista.
Neste episódio do Expresso na Perifa, a professora de História Marise Conceição explica o conceito do fascismo, suas características e consequências. Ela também trata de um receio comum a quem defende a democracia: a adaptação dessa ideologia totalitária a governos atuais. Saiba mais na entrevista concedida à jornalista e fotógrafa Bruna Rocha.
Podcast Estadão Expresso na Perifa Direção: Lucas Veloso Reportagem e pré-edição: Bruna Rocha Locução: Viviane Zandonadi
OUÇA TAMBÉM
Que definição xinfrim.
Podemos então dizer que os governos de todos os países ditos comunistas eram fascistas, já que todos tinham política de regimes autoritários e de poder absoluto sobre o povo?
esqueceram de comentar que no fascismo a sustentação do ditador vem de setores da sociedade organizada. Como sindicatos e associações de classes. Há culto à personalidade . Que o estado é forte e muito influente na vida do cidadão. Como se vê, o fascismo tem muito em comum com regimes de esquerda também.
A CLT é cópia da Carta deDel Lavoro fascista. Quem copiou? Ditador Getúlio Vargas, que fechou o Congresso com a supressão da liberdade. Em 2010, Getúlio virou Herói da Pátria da Democracia e da Liberdade. Em 2010, o presidente de então, o colocou na Panteão da Pátria como Herói.
Censura! Qualquer comentário que coloca um contraponto à matéria é censurado
Marise, Bruna : note que não há diferenças de método e ação nas respostas aos problemas políticos no século XX. Então Antonio Gramsci e Giovane Gentile: qual a diferença entre eles. Um é socialista o outro fascista, não são diferentes de nazistas e comunistas. As premissas são as mesmas: partido forte, sempre representando os trabalhadores; intervenção do estado na economia; controle de todos os orgãos, a saber repartições, sindicatos, escolas etc. ; repressão e perseguição a quem se opõe ao modelo imposto; execução de pessoas sobre as quais recaiu a acusação de traição ao regime; assim sendo socialistas nazistas fascistas comunistas agem de maneira igual.
Qual a diferença entre milhões de pessoas mortas na URSS ( gulags, sibéria, fuzilamentos em massa ) e os outros milhões de mortos na China ( revolução cultural, fuzilamentos em massa ); é diferente dos judeus e ciganos mortos pelo nazismo? ou dos presos e mortos pelo fascismo ?
Essa aproximação entre as ideologias ocorre tbm por estarem próximas no tempo, a saber séculos XIX e XX.
Como diz o povo: é tudo a mesma coisa, farinha de um mesmo saco.
Marise, Bruna: Antonio Gramsci e Giovani Gentile: qual a diferença entre eles. Um é socialista o outro fascista; suas percepções e ações não diferem do comunismo e nazismo. A tônica é a mesma: partido forte, sempre representando os trabalhadores; intervenção do Estado na economia; controle de todos os orgãos: escolas, sindicatos, universidades etc.; um lider carismático; perseguição, repressão e execução daqueles que discordam do modelo imposto. Assim é o socialismo, nazismo, comunismo, fascismo.
Neste último ponto, da perseguição, repressão e execução: veja os milhões de mortos na URSS ( sibéria, gulacs, fuzilamentos ); veja milhões de mortos na China ( revolução cultural, campos de reedução, fuzilamentos ); existe diferença entre estes mortos e os judeos perseguidos pelo nazismo ou dos outros tantos mortos pelos regimes fascistas ?
Estas ideologias estão próximas no tempo: século XIX e XX; por isso dão respostas iguais aos problemas politicos da época.
Enfim, como diz o povo: é tudo a mesma coisa; farinha de um mesmo saco.