As árvores cumprem papel fundamental no equilíbrio do clima e das chuvas. Temperaturas extremas, períodos quentes e secos mais longos e temporadas de chuvas violentas cada vez mais frequentes são percebidos em todo o planeta e fortalecidos pelo desmatamento das florestas e o aquecimento global.
Nesse contexto, um dos termos mais usados por cientistas e pesquisadores é o ponto de não retorno, que, no caso da floresta Amazônia, pode ser atingido em 20 anos, ou menos, se a destruição permanecer no ritmo atual. Para a floresta não virar deserto, é imperativo agir e cobrar iniciativas concretas do poder público, de empresas e organizações. E zerar o desmatamento.
Para isso, os especialistas recomendam ouvir a ciência e os povos tradicionais, investir em inovação e desenvolver um modelo econômico sustentável.
Ponto de não retorno é o assunto do primeiro episódio de uma série especial do “Estadão Expresso na Perifa”, sobre Amazônia e meio ambiente. Acompanhe.
Podcast Estadão Expresso na Perifa Pauta e direção: Lucas Veloso Texto e coapresentação: Viviane Zandonadi Montagem e apresentação: Bruna Rocha
VEJA E OUÇA
- Podcast: Tiara Pataxó diz o que está em jogo sobre o marco temporal
- Quem mantém a Amazônia em pé é o povo da floresta
- More onde morar, o que acontece na Amazônia afeta a sua vida