Chocolate: estudo apresentado no Experimental Biology 2018, um congresso científico realizado em San Diego, nos Estados Unidos, mostrou que os benefícios do chocolate amargo (com alta concentração de cacau) para a saúde e o bem-estar são maiores do que se imagina. O trabalho foi realizado por pesquisadores da Loma Linda University Health. Lembre-se dos destaques a seguir antes de desdenhar da próxima mordida.
VEJA TAMBÉM
1. Melhora o humor
Consumir chocolate que tenha 70% cacau e 30% de açúcar de cana orgânica tem efeitos positivos nos níveis de estresse e no humor.
2. Faz bem para a memória
O chocolate que tem alta concentração de cacau melhora as funções neurológicas. Comer regularmente pequenas doses de chocolate com alta concentração de cacau faz bem para a cognição e a memória.
3. E por falar em cognição…
O estudo mostra que o cacau melhora a neuroplasticidade – a habilidade do cérebro de formar novas conexões entre si – e a capacidade de aprender e reter novas informações.
4. Protege o coração
Os flavonóides encontrados no cacau são agentes antioxidantes e anti-inflamatórios extremamente potentes, com mecanismos que beneficiam o cérebro e o sistema cardiovascular.
5. Melhora a imunidade
O cacau regula a atuação de células imunológicas e de percepção sensorial.
A vontade de devorar chocolate é normal e atendê-la faz bem: o desejo ocorre não só por ser gostoso, e sim devido à ausência de magnésio nas células do seu organismo. O cacau, veja só, é rico nesse nutriente.
Prefira o amargo, que é mais concentrado e menos gorduroso
PARA MULHERES Bombom ‘anti-TPM’
Produto desenvolvido por nutricionista brasileira pode amenizar sintomas
CAMILA TUCHLINSKI
O ESTADO DE S. PAULO
Um estudo realizado pela nutricionista Aline Quissak vai além das suspeitas e descobre que o chocolate, aliado a outros ingredientes, pode mesmo ajudar a reduzir os sintomas da Tensão Prá-Menstrual.
“Para chegar a essa fórmula, foi necessário estudar até que ponto a TPM é normal ou se apenas estamos acostumados com ela”, diz Aline. “Normal é passar pelo ciclo de hormônios e ter a descamação do útero, passando por momentos emocionais diferentes, e isso é belo. O que não é normal é atrapalhar sua vida social pela oscilação de humor e alta irritabilidade, ou de te atrapalhar no trabalho a sua produtividade, ou você ser julgada por isso: ‘Ah, ela está de TPM’. O descontrole no humor ou na comida [apetite exagerado] não é normal”, avalia a criadora do bombom anti-TPM.
Aline conta que em meio a uma pesquisa sobre estresse e ansiedade, chamada Mood and Food, ela analisou o efeito do chocolate 70% [de cacau] nos sintomas da TPM. Sozinho, ele não melhorava significativamente os principais sintomas. “Foi então que comecei a estudar os hormônios femininos e relacioná-los aos nutrientes de outros alimentos, como o morango, a linhaça, o mel e algumas outras ervas medicinais. Elas, separadas, também tinham um efeito cientificamente relevante. Quando resolvi unir tudo isso em um chocolate, foram surpreendentes os resultados nos hormônios femininos, na oscilação de humor, nos choros, na irritabilidade, no apetite aumentado e na vontade exagerada de doces”, afirma.
O chocolate elaborado pela nutricionista tem uma combinação de ingredientes naturais que atuam no equilíbrio de progesterona e estrogênio. Isso ajuda o corpo feminino a passar pelo processo natural do ciclo sem os efeitos indesejáveis. O produto é feito com um açúcar especial e não contém gordura hidrogenada, só nutrientes de frutas vermelhas, linhaça, vitex, fibras e um complexo de magnésio e vitamina B. O chocolate anti-TPM também promete inibir o desejo de consumir mais doces.
Para que esteja no mercado, o chocolate agora precisa passar por regulamentação da Anvisa. “Todas as pesquisas para garantir a segurança à saúde, comprovar que não há nenhum risco e que ainda tem um efeito medicinal na TPM já foram feitas”, diz Aline. “Agora, há apenas a espera da formalização da documentação para que ele possa estar disponível para a comercialização.”
O cacau em pó é igual comer o chocolate com 70% de cacau?
Oi, Luiz, não. O cacau em pó é 100% cacau — antes de ser convertido em chocolate e de incorporar outros ingredientes.