10 outubro 2022 em Turismo
Restaurante localizado na Vila Medeiros atrai clientes de toda a cidade, além de estrangeiros
Pode apostar, se é fim de semana, tem fila na porta do restaurante Mocotó na Vila Medeiros.
Por volta das 11h, enquanto muita gente ainda pede um pingado e um pão na chapa nas padarias desse bairro da zona norte, clientes vindos de todas as regiões da cidade já estão enfileirados na calçada do restaurante que funciona no número 1.100 da Avenida Nossa Senhora do Loreto.
Às 11h30 a casa abre e a cozinha começa a despachar para o salão baião de dois, mocofava (mistura de mocotó com favada), escondidinho de carne-seca, torresmo e outros pratos da culinária sertaneja que fazem a fama do local. Os clientes vão mudando ao longo do dia, mas o salão permanece cheio até o fechar das portas. A cada mês, 18 mil pessoas passam por ali.
Um orgulho do bairro, a história desse restaurante começou em 1973, como uma Casa do Norte aberta pelo pernambucano José Almeida e mais dois irmãos.
Anos depois, já em carreira solo, seu Zé transformou-a em bar, colocou umas mesinhas e passou a servir alguns comes, como o caldinho de mocotó, que está no cardápio até hoje. Mas foi só a partir dos anos 2000, com a chegada de Rodrigo de Oliveira à cozinha, que o Mocotó começou a trilhar o caminho que o colocaria no time dos melhores restaurantes do país.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Restaurante Mocotó, na Vila Medeiros
Depois de formar-se em gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi e muito viajar de norte a sul do país, Rodrigo começou a deixar a sua marca unindo a tradição a técnica e doses de criatividade.
Exemplo desse novo momento é o consagrado dadinho de tapioca servido com molho de pimenta agridoce, que virou um hit do lugar e se popularizou por todo o país. Ou, ainda, o crème brulée de doce de leite e umburana, inspirado na famosa sobremesa francesa.
Made in quebrada
A conexão do Mocotó com o bairro vai além da localização: mais de 60% dos funcionários são moradores da Vila Medeiros e o chef e sua mulher, a historiadora Adriana Salay, mantêm o projeto Quebrada Alimentada, que já distribuiu mais de 100 mil marmitas e 70 toneladas de alimentos de cesta básica desde que foi criado, em março de 2020.
Serviço
Endereço:
Av. Nossa Senhora do Loreto, 1.100, Vila Medeiros,
Telefone:
2951-3058
Horários:
Segunda a sexta, 12h/23h; sábado, 11h30/23h; domingo e feriados, 11h30/17h.
Mônica Santos