11 outubro 2022 em Cultura

Espaço inaugurado em setembro pela Prefeitura oferece equipamentos e corpo técnico

Um ambiente com equipamentos e um técnico de som profissional para auxiliar com a gravação e a mixagem de músicas. É esse ambiente que os artistas vão encontrar no novo Estúdio Nego Dito, no Centro Cultural Penha, inaugurado em setembro deste ano, na zona leste. Mais do que um espaço para ensaio, é possível sair de lá com uma mídia pronta em MP3 para divulgar nas plataformas digitais.

Entre os equipamentos disponíveis estão amplificadores para guitarra Fender e Bourne, amplificador para contrabaixo da Bourne com cabeçote GK, mesa Behringer de 32 canais, microfones da Shure, PAs e caixas de retorno JBL e fones de ouvido AKG 414. Como instrumento musical, uma bateria Nagano, com sete peças e duas estantes para pratos.

O estúdio está aberto a todos os interessados. Músicos jovens, com carreira profissional iniciante, contam com o acompanhamento de uma equipe técnica do centro cultural para obterem resultados mais avançados na gravação. Ao final, a faixa é mixada, masterizada e entregue ao artista. Tudo gratuito.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), da Prefeitura de São Paulo, o objetivo é incentivar “a cultura e potencializar a criatividade e a produção artística da periferia”.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A iniciativa é uma expansão do antigo Estúdio Itamar Assumpção, que funcionava no local antes, mas permitia apenas o ensaio. Além disso, para valorizar o trabalho dos artistas iniciantes, as faixas finalizadas vão compor o acervo da SMC, de caráter público e de livre circulação, e serão disponibilizadas no Spotify.

Quem foi Itamar Assumpção?

O Estúdio Nego Dito recebeu esse nome em homenagem a uma das músicas do cantor, instrumentista e compositor Itamar Assumpção. Ícone da música vanguardista paulistana das décadas de 80 e 90, Assumpção nasceu no município de Tietê, no interior de São Paulo, em 13 de setembro de 1949.

Foi no bairro da Penha, no entanto, onde morou por mais de 20 anos, que o artista desenvolveu a sua carreira. Assumpção faleceu em 12 de junho de 2003, aos 53 anos, em decorrência de um câncer. Além de dar nome ao estúdio, o cantor foi homenageado, em dezembro do ano passado, com uma estátua de bronze de 1,80 m de altura em frente ao Centro Cultural Penha, no Largo do Rosário, 20. A obra é do artista plástico Leandro Junior.

Serviço

É preciso agendamento de horário para usar o estúdio. O formulário de inscrição está disponível nas redes sociais do CCP. O espaço está aberto de terça a sábado, das 14h às 21h45, mas cada artista pode permanecer por, no máximo, quatro horas para gravação e mixagem.

É permitido apenas um agendamento por grupo e o responsável pela inscrição precisa ter mais de 18 anos. Caso tenha algum integrante menor de idade, será preciso apresentar documento do responsável legal autorizando a participação.

No momento da inscrição, o artista deve informar o mês, o dia da semana e o período de interesse. As reservas estão disponíveis para os meses de outubro, novembro e dezembro. Após o envio do formulário, o solicitante recebe a confirmação da reserva por e-mail em até 24 horas.

Além da zona leste, artistas de outras regiões da cidade também podem usar o espaço.

Mylena Lira