12 outubro 2022 em Cultura, Educação

Evento gratuito em Santo Amaro homenageia Carlos Drummond de Andrade

Desde 2015, o Dia Nacional da Poesia passou a ser comemorado em 31 de outubro. A data é uma homenagem ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, nascido nesse dia, em 1902. Este ano comemora-se o centenário do nascimento do autor das linhas “no meio do caminho tinha uma pedra/ tinha uma pedra no meio do caminho”. 

Em alusão ao Dia Nacional da Poesia, a Biblioteca Municipal Prefeito Prestes Maia, em Santo Amaro, vai realizar no próximo dia 26, às 10h, uma intervenção artística denominada “Poesias ao vento”, sob direção da Cia. do Liquidificador. O evento é gratuito e aberto ao público. A classificação indicativa é livre.

A intervenção é composta por quatro artistas que circulam entre o público com um violão e balões coloridos. Cada um contém um texto poético, que pode ser uma poesia ou uma letra de uma música. Eles convidam as pessoas a estourar o balão, e após o estouro, o artista faz uma performance para o espectador, como recitar uma poesia .

“A ideia é inserir a arte no cotidiano das pessoas”, afirma Fábio Spila, diretor da Cia. do Liquidificador. 

Segundo Spila, a curadoria busca reunir “poemas leves e dinâmicos” e que representam a pluralidade da literatura nacional. A intervenção ainda procura equilibrar a seleção de poemas entre os escritores de acordo com parâmetros de gênero e raça, por exemplo. Podem sair dos balões versos de Adoniran Barbosa e de Cecília Meireles e de Dona Ivone Lara e Vinicius de Moraes. 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Ao final das apresentações, a expectativa, afirma o diretor da atração cultural, é aproximar o público da poesia brasileira cantada ou em versos. 

Serviço

26 de outubro, às 10h

Biblioteca Prefeito Prestes Maia 

Avenida João Dias, 822, Santo Amaro 

(11) 5687-0513

 

Abel Serafim