12 outubro 2022 em Esportes E Lazer
Atrações para comemorar vão até 29 de outubro
Um dos mais tradicionais bairros da zona leste de São Paulo, a Vila Formosa completou cem anos em outubro deste ano. Para celebrar, a Prefeitura organizou uma série de atrações até o dia 29 de outubro, muitas delas na Praça Doutor Sampaio Vidal.
Serão mais de 50 atividades, entre elas show de artistas locais, exposição, desfile de carros antigos, passeio ciclístico e oficinas. A programação completa pode ser consultada no site da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão.
A Vila Formosa teve seu nome inspirado na cidade de Ilhabela, no litoral norte paulista, que se chamava Formosa até 1945. A área onde está situada era conhecida antigamente como Sítio Casa Grande e permaneceu sob propriedade da família “Casa Grande” entre 1885 e 1911, quando foi vendida aos irmãos Jacob. Depois, a zona do atual Jardim Vila Formosa foi loteada pela Companhia de Melhoramentos do Brás.
Nela estão o maior cemitério e a maior piscina pública da América Latina, com 100 m de comprimento por 50 m de largura, reaberta para uso agora em outubro no Centro Esportivo e Recreativo do Trabalhador (Ceret), na rua Canuto de Abreu, s/n°. Há também duas piscinas para crianças. Todas estão abertas de terça a domingo, das 8h às 17h. Quem quiser se refrescar basta levar um comprovante de residência, documento de identidade com foto e CPF para fazer a carteirinha.
Também se destacam no bairro área verdes e outras opções de lazer e cultura, como o Teatro da Vila Formosa Zanoni Ferrite e a Biblioteca Paulo Setúbal, que tem mais de cinco décadas. Ambos ficam no Centro Cultural, na avenida Renata, 163. De lá, caminhando por cerca de três minutos, chega-se ao Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.