10 novembro 2022 em Saúde

Unidade Iguaçu vai oferecer atendimento médico e outros serviços gratuitos no dia 18/11

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu Maria José Mariano da Silva, que atende à região de Sapopemba, na zona leste da Capital, vai promover um evento destinado aos catadores de recicláveis no dia 18 de novembro. A ação faz parte do programa Catadores Saudáveis do Iguaçu, iniciativa que completou cinco anos em 2022.

Segundo a Prefeitura, além de atendimento médico, com avaliação de risco de hipertensão e diabetes, serão ofertados serviços de cuidados pessoais, entre eles corte de cabelo e manicure, e realizada atividade educativa de saúde bucal, com a distribuição de materiais de higiene pessoal.

Também haverá ações culturais, como apresentação musical; roda de conversa com o Alcoólicos Anônimos (AA); a presença do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); orientações sobre armazenagem e venda dos recicláveis e a atuação da Zoonose para registro e vacinação dos animais que acompanham os catadores.

O evento ocorrerá na Praça Moleque Travesso, das 9h às 12h, de forma gratuita e aberto a todos. Além do evento anual, o espaço é palco de encontros trimestrais, quando é feito o cadastro de novos catadores e são coletadas informações para a identificação dos usuários e abertura dos prontuários médicos.

“Com a pandemia, as reuniões que eram na UBS passaram a ser realizadas em uma praça do bairro, abordando temas de saúde, além de agendar consultas e exames, atualizar a vacinação e realizar atendimentos em saúde bucal”, explica a enfermeira Érica Kolososki Anazario, responsável pela coordenação da iniciativa na UBS.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Atualmente, o programa atende 55 catadores, sendo a maior parte mulheres, com idade média de 35 anos, que trabalham de três a cinco dias na semana, carregando cerca de 120 kg diariamente por diversos quilômetros. Problemas de pele, nos pés e na coluna, decorrentes das características do trabalho, além de cobertura vacinal incompleta, estão entre as principais questões de saúde relacionadas aos catadores.

 

Origem e estrutura

Construir um vínculo com as pessoas que percorrem a cidade puxando carroças cheias de resíduos e que, muitas vezes, vivem de maneira precária foi um desafio que começou em 2014, com o levantamento do perfil dos catadores que ficavam nos arredores do território da UBS Iguaçu.

A partir de 2017, depois de um estudo sobre as necessidades desse público, o programa Catadores Saudáveis do Iguaçu foi incorporado à unidade de saúde.

“A pesquisa que fizemos com esse público mostrou que ele é diverso, com homens, mulheres, jovens, idosos, famílias inteiras que tiram sustento da coleta e venda de resíduos recicláveis, e que a maioria dessas pessoas não procurava a UBS porque não se sentia à vontade, via-se como inadequada para frequentar aquele ambiente”, pontua Cristiane Caramelo de Oliveira, gestora regional do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) na Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste.

Por isso, os agentes de promoção ambiental e o gestor ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) desenvolveram ações para conscientizá-los sobre a importância dos cuidados com a saúde, destinando dias e horários específicos para atendê-los. Hoje, o programa engloba visitas às casas dos catadores cadastrados, encontros periódicos e a promoção de um evento anual com parceiros agregados ao longo dos anos.

O projeto mobiliza regularmente uma equipe multidisciplinar formada por agentes comunitários de saúde (ACSs), agentes de promoção ambiental (APAs), médicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiras, psicólogas, técnicas e auxiliares em odontologia e dentistas. Além dos catadores autônomos da região de Sapopemba, a regional Sudeste atua também com as cooperativas Recifavela, na Vila Prudente, e Reciclázaro, na Mooca, que recebem visitas regulares dos ACSs.

 

Serviço

Evento Anual Catadores Saudáveis do Iguaçu

Dia 18 de novembro de 2022, das 9h às 12h

Praça Moleque Travesso, Sapopemba

 

Mylena Lira