28 novembro 2022 em Infraestrutura E Obras
Prefeitura também investe em monitoramento em tempo real para reduzir impactos das chuvas de verão
Com objetivo de minimizar os impactos causados pelas chuvas de verão, a Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB) retirou cerca de 150 mil toneladas de detritos dos piscinões da cidade nos primeiros nove meses deste ano.
Segundo a SMSUB, limpezas de córregos e de áreas urbanas, conservação de galerias, além da manutenção e desassoreamento dos reservatórios de água, são serviços realizados ininterruptamente nas 32 subprefeituras ao longo do ano. De janeiro a setembro de 2022, foram 25.417 bocas de lobo, grelhas e poços de visita reformados. Das galerias e ramais foram retirados 1.943 m³ de detritos.
Entre janeiro e setembro, as limpezas de galerias e ramais percorreram uma extensão 15% maior do que no mesmo período de 2021. A quantidade de poços de visita e bocas de lobo cresceu 14%.
As equipes das subprefeituras realizam manutenção, desassoreamento e limpeza dos piscinões preventivamente em períodos de pouca chuva para que estejam aptos a operar em alta demanda. Este ano, a área limpa subiu em 25% em relação a 2021.
MONITORAMENTO
Um sistema de monitoramento nos piscinões centraliza o acompanhamento de chuvas, drenagem, operação e escoamento da água. Uma rede de telemetria e telemonitoramento possibilita acompanhar o nível e vazão da água e o funcionamento das motobombas, por meio de sensores nos piscinões e túneis. O sistema também emite alertas em situações de queda de energia, obstrução e falha mecânica. No caso dos túneis, é possível monitorar até o nível de dióxido de carbono acumulado.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Com as informações, um centro de controle dentro da SMSUB acompanha à distância e consegue viabilizar ações emergenciais. Antes do novo sistema, os piscinões eram operados individualmente pelas subprefeituras, no local e de forma manual. Agora, as bombas controladas remotamente podem ser ligadas e desligadas conforme a necessidade, e na hipótese de queda de energia, geradores são acionados também à distância.