29 novembro 2022 em Saúde

Nova unidade foi inaugurada no dia 18/11 em Paraisópolis, na zona sul

A população da Fazenda Morumbi, na zona sul de São Paulo, conta desde o dia 18 de novembro com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD 3 Paraisópolis. Com capacidade para atender 400 pessoas, o equipamento é especializado no atendimento a pessoas com sofrimento psíquico decorrente do consumo de álcool e drogas.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na modalidade porta-aberta – sem necessidade de agendamento ou encaminhamento para acesso. Já das 19h às 7h, inclusive nos feriados e fins de semana, o acolhimento é voltado a pacientes admitidos que precisem de acompanhamento e tempo integral diante de situações que ofereçam risco à vida da pessoa e de outros.

No centro, o paciente tem acesso a consultas médicas, oficinas terapêuticas, terapias em grupo e medicamentos. O atendimento não está condicionado à apresentação do RG e cartão SUS. Gerenciada pela Organização Social de Saúde Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, a unidade possui consultórios, salas de acolhimento e a área externa de convivência. Esse é o 102º Centro de Atenção Psicossocial e o 35º na modalidade Álcool e Drogas (AD) da cidade de São Paulo.

UBS ou Caps?

A entrada na rede assistencial à saúde mental pode se dar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pelo Caps. A UBS tem ênfase na promoção e prevenção à saúde, com atuação de médicos clínicos e agentes de saúde (nível primário). Já o Caps já é um serviço para uma demanda especializada de atendimento psicossocial. Apesar das peculiaridades, ambos podem ser procurados em situações de sofrimento psíquico para acolhimento e direcionamento ao local mais apropriado para tratamento.

O acolhimento no Caps vai além de entender a demanda de saúde, o diagnóstico. Busca resgatar o histórico do paciente, a dinâmica de vida, as relações sociais e os objetivos futuros para montar o Projeto Terapêutico Singular, que vai apontar a frequência do usuário no serviço, se diária, mensal ou quinzenal, participação em grupos terapêuticos e consultas, por exemplo.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

“O acolhimento é o momento chave para o usuário do Caps perceber que ele está, de fato, em um ambiente protegido e que lá não tem castigo. É também uma oportunidade para mostrar que a proposta do centro é pautada na humanização e no cuidado”, explica Walter Laguna, assessor técnico da Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde.

Consulte a unidade de saúde mental mais próxima da sua casa: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

ONDE

Avenida Flavio Américo Maurano, 331, Fazenda Morumbi