6 dezembro 2022 em Infraestrutura E Obras
Prefeitura já instalou 45 mil m² quadrados este ano em toda a cidade
Em meio às obras de combate a enchentes na Capital, a Prefeitura tem apostado na abertura de jardins de chuva, que permitem a absorção de água pelo solo para evitar enxurradas. Na região central da cidade, as principais intervenções contra alagamentos entregues neste ano são essas áreas verdes.
O maior jardim de chuva da cidade está no centro, na rua Major Natanael, entre o estádio do Pacaembu e a avenida Doutor Arnaldo, com 2,3 mil metros quadrados. Esses jardins estão espalhados por todas as regiões da cidade, mas os bairros do centro foram selecionados para receber o projeto-piloto e concentram a maior quantidade.
São cerca de 45,7 mil metros quadrados de jardins de chuva implementados na cidade em 2022, segundo dados da Prefeitura. Quando são considerados outros equipamentos que têm a função de aumentar a permeabilidade – como calçadas com poço de infiltração, bosques, “vagas verdes” (pequenos jardins no lugar de antigas vagas de carro) e biovaletas –, chega-se a um total de 90 mil metros quadrados abertos para a absorção de água da chuva.
A implantação dessas áreas verdes chegou a render neste ano uma homenagem à Prefeitura de São Paulo no World Green City Awards, na Coreia do Sul. Segundo a atual gestão municipal, serão construídas 400 espaços desse tipo até 2024 na Capital.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!