7 dezembro 2022 em Meio Ambiente
Multa para quem desrespeita a lei pode chegar a R$ 15 mil
A cidade de São Paulo produz cerca de 12 mil toneladas de resíduos por dia, segundo dados da SPRegula, agência reguladora de Serviços Públicos do Município. Desse montante, 9.217 toneladas são domiciliares, 2.238 toneladas são recolhidas na varrição de vias públicas e cerca de 187 toneladas de rejeitos seletivos.
Com números elevados, é preciso identificar práticas individuais e coletivas para uma melhor destinação do lixo. A separação entre orgânico e reciclável, por exemplo. É importante manter os recicláveis higienizados e secos para evitar contaminação pelo lixo orgânico, por insetos ou ratos. E devem estar também bem fechados, impedindo que cães e gatos espalhem pelas ruas, evitando multa.
Desde 2018, vigora a lei municipal nº 16.871, que determina multa de R$ 15.520 para quem deposita entulho, terra e resíduos de qualquer natureza, de massa superior a 50 quilos, em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos. É possível denunciar descarte ou coleta inadequada pela Central de Atendimento 156.
Segundo o gerente de Saneamento Ambiental da SPRegula, Mauro Haddad Nieri, lixos residencial e de coleta seletiva devem ser colocados na frente da residência somente duas horas antes do horário previsto para a coleta. “Quando a pessoa coloca o lixo no horário e de forma adequada, ajuda a prevenir enchentes, por exemplo. A separação correta contribui para o trabalho das cooperativas, pois quanto mais a separado estiver o lixo, mais resíduo terá para reciclagem.”
COMO DESCARTAR
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!PONTOS
Além da coleta domiciliar e seletiva, a cidade conta com 122 Ecopontos, onde os moradores da região podem entregar, de forma gratuita, pequenos volumes de entulho (até 1 m³ por dia, equivalente a uma caixa d’água de mil litros) como restos de construções e reformas, móveis velhos, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis. O atendimento é de segunda a sábado, das 6h às 22h; domingos e feriados, das 6h às 18h. Veja aqui onde está o Ecoponto do seu bairro.
ATENÇÃO
Cuidado com o óleo de cozinha. Quando descartado na pia, entope a rede de esgoto. A orientação é que o cidadão armazene o produto em um recipiente com tampa, seja uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, e destine à coleta seletiva. Em parceria com o Instituto Triângulo, a Prefeitura possui 34 pontos nos quais é possível fazer o descarte do material. Além disso, a Prefeitura, também em parceria com o Instituto Triângulo, mantém pontos de coleta de óleo entre os mercados Tucuruvi, Pirituba, Lapa, Ipiranga e Sacolão Cohab Adventista. O cidadão também pode encontrar pontos de entrega pelo site Óleo Sustentável e pelo Recicla Sampa.
ELETRÔNICOS E LÂMPADAS
As lâmpadas, além de ferir os garis, podem contaminar o ambiente. Isso vale para equipamentos eletroeletrônicos. Em São Paulo, em 18 parques municipais há pontos de coleta de eletrônicos: Aclimação; Alfredo Volpi; Buenos Aires; Chuvisco; Cordeiro-Martin Luther King; Independência; Jardim Herculano; Lina e Paulo Raia; M´Boi Mirim; Nabuco; Pinheirinho D´Água; Piqueri; Prefeito Mário Covas; Previdência; Santo Dias; Severo Gomes; Tenente Siqueira Campos – Trianon e Trote/Vila Guilherme.
CARLA MELO