13 dezembro 2022 em Infraestrutura E Obras

Além das obras, Subprefeitura trabalha na limpeza manual de 94 córregos da região

Duas obras emergenciais de canalização de córrego estão em andamento para prevenir alagamentos em Parelheiros, na zona sul de São Paulo. Na afluente do Rio Caulim, as intervenções buscam solucionar de uma vez os problemas de enchentes na região.

Junto com as obras emergenciais, a Subprefeitura afirma estar atuando na limpeza manual e mecanizada dos 94 córregos da região. São dois grupos trabalhando, auxiliados por outros seis times de corte de grama, que limpam em torno do espaço, evitando que as chuvas levem esse material para dentro do córrego. Duas equipes de galerias atuam em conjunto com o pessoal de hidrojato, desobstruindo os canais de águas pluviais.

Segundo a Subprefeitura, de janeiro a setembro de 2022, foram realizados mais de 3,6 milhões de m² de corte de mato e grama. Um total de 1.370 bocas de lobo, grelhas e poços de visita passaram por reformas, inclusive com troca de tampas.

Das galerias e ramais, informa o órgão, as equipes trabalharam em mais de 98 mil metros de extensão. Houve poda em 3.236 árvores e mais de 1,9 mil metros de guias foram recuperadas. Os córregos da região foram limpos em 184.260 metros quadrados de extensão, com retirada de 123 mil toneladas de detritos.

CIDADE

A Prefeitura informa que entregou ao menos 91 obras de combate a enchentes desde 2021. Há quatro reservatórios em construção. Outros seis estão na fase de projeto e contratação de obras. Além dos piscinões, a administração tem apostado na construção de jardins de chuva, que ajudam na absorção das chuvas. Em janeiro deste ano, foram registrados 178 pontos de alagamento ao longo do mês, marca de um problema que a atual gestão pública pretende diminuir em 2023.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!