16 dezembro 2022 em Meio Ambiente

Saiba como e a quem recorrer quando há necessidade de podar ou remover árvores

O centro de São Paulo abriga mais de 45 mil árvores, algumas entre as mais antigas da cidade. Do dia 1 a 14 de dezembro deste ano, o Corpo de Bombeiros já recebeu 656 chamados devido a quedas de árvores ou vistorias, a maioria ocasionada por chuvas ou rajadas de vento.

Para ajudar na prevenção de acidentes, a Subprefeitura Sé iniciou em 2020 o Programa de Mapeamento Arbóreo nos bairros Bom Retiro, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, República, Liberdade, Cambuci e Sé. As espécies “Ficus benjamina” e a Ipê-Rosa foram as mais encontradas.

Apenas entre janeiro e novembro de 2022, 603 árvores, das mais variadas espécies, precisaram ser removidas no centro e mais de 13 mil foram podadas. 

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE/SP) prevê que, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, o acumulado de chuva na Capital seja de 664,4 mm, estimativa superior ao mesmo período de 2021/22. Até a última terça-feira (13), no entanto, 129,6 mm já haviam sido acumulados e o total pode superar o esperado para dezembro. 

“São Paulo possui árvores centenárias que demandam mais manutenções preventivas. Para evitar acidentes, precisamos ter um manejo adequado. O mapa arbóreo reúne informações sobre as espécies, porte, tamanho e os problemas que essas árvores possam apresentar para o ambiente urbano”, afirma Gustavo Rocha, engenheito agrônomo que integra o departamento de zeladoria urbana da Prefeitura.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Orientações

 

  • Manutenções requerem acompanhamento técnico. O melhor caminho é via 156, serviço no qual o pedido tem prazo de resposta e fica registrado. As subprefeituras têm balcões para atendimento presencial.
  • Manejo arbóreo em áreas públicas é prerrogativa da Prefeitura. Os moradores não podem podar ou retirar árvores de vias públicas. É infração ambiental. Quem desobedecer está sujeito a sanções e multas.
  • Em propriedades privadas, o dono responde pela manutenção das árvores, mas o manejo e, sobretudo, as remoções precisam ser autorizadas pela Prefeitura e acompanhadas por um profissional capacitado.
  • Solicitações de poda ou remoção de árvores que estejam em contato com a rede elétrica são encaminhadas à Enel – responsável pelo corte dos galhos da rede.
  • Em casos de ninhos de abelhas ou de outros animais em árvores, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado.