17 dezembro 2022 em Cultura

Grupo oferece shows e aulas de dança há 15 anos em Ermelino Matarazzo

Proporcionar mais cultura: essa é a missão do projeto Samba no Asfalto, que há 15 anos reúne os moradores de Ermelino Matarazzo, mensalmente, para curtir uma roda de samba na praça Benedito Ramos Rodrigues. O encontro deste mês ocorre neste domingo (18), das 14h às 21h, com os convidados Grupo Páginas do Samba, Chiquinho Sem Compromisso e Família Meirelles.

Criado em 2007, após uma visita a uma comunidade de samba em São Miguel Paulista, também na zona leste de São Paulo, os amigos Lucimauro Silva, Diego de Oliveira, Afrânio Juventino se animaram para levar o ritmo ao bairro de origem. Assim, em julho daquele ano, deram os primeiros passos com apresentações em uma rua de pouco movimento – daí o nome Samba no Asfalto.

“Naquela época (2007), não tínhamos estrutura. Com o passar do tempo, no final de 2008, tivemos a chance de participar do primeiro edital do Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), programa da Secretaria da Cultura”, lembra Lucimauro Silva. “A partir daí, o Samba no Asfalto conseguiu ampliar os serviços para a comunidade, oferecendo aulas de percussão, de cavaquinho, violão, de teatro e de dança”, complementa.

As aulas de dança são abertas a todos os públicos e idades. Aos participantes assíduos é cobrada uma contribuição mensal no valor mínimo de R$ 20.

Comunidade que apoia 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O Samba no Asfalto conta com o apoio voluntário de 20 pessoas, entre músicos e professores de dança. Em julho deste ano, o grupo gravou um DVD em comemoração aos 15 anos e se reuniu em torno de aproximadamente 5 mil pessoas na praça Benedito Ramos Rodrigues.

“O que nos motiva a continuar é poder reunir amigos de longa data e familiares em um mesmo ambiente.”

Atualmente, o Samba no Asfalto é um dos projetos pré-selecionados no Edital de Fomento às Comunidades de Samba, que garante a coletivos, núcleos e artistas ligados ao samba, incentivo e apoio financeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a execução do prêmio terá início em 2023.

Programação 

Roda de Samba com convidados

Todo terceiro domingo do mês
De 14h às 21h
Praça Benedito Ramos Rodrigues – Ermelino Matarazzo

Aulas de Samba Rock (iniciante e intermediário)

Todas as segundas-feiras
De 20h às 22h
CDM – Ermelino Matarazzo – rua Reverendo João Euclides Pereira, 308 – Jardim Matarazzo

Aulas de Gafieira (iniciante e intermediário)

Todas as terças-feiras
De 20h às 22H
Ermelino Matarazzo – rua Reverendo João Euclides Pereira, 308 – Jd. Matarazzo