20 dezembro 2022 em Mobilidade Urbana
Confira o passo a passo para ter acesso a mais uma forma de pagar pelo transporte público
Quem está na cidade de São Paulo e não tem o Bilhete Único, que dá acesso aos ônibus municipais, pode pagar a passagem por meio do QR Code, via celular. A novidade também é útil aos que esquecem o bilhete em casa ou não querem carregar um cartão a mais na carteira. Aceito atualmente em 13 linhas da SPTrans, gestora do transporte público por ônibus na Capital, esse meio de pagamento está disponível no aplicativo SP Pass.
O app de mobilidade pode ser baixado gratuitamente por smartphones com sistema operacional Android ou iOS. Após o download, basta informar o número do celular e a senha de login ou clicar em “Crie Agora”, caso seja o primeiro acesso, e seguir o passo a passo indicado abaixo para efetuar o cadastro:
1 – Para criar a conta, digite o número do celular e uma senha
2 – Aceite os termos e clique em continuar
3 – Na sequência, informe o nome e sobrenome e clique em “próximo”
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!4 – Confirme o número do celular e clique em “próximo” novamente;
5 – Na tela seguinte, digite o código de verificação que é enviado por SMS ao seu smartphone para validar a conta e avance;
6 – Depois, informe a sua data de nascimento, o sexo biológico, CPF e o e-mail;
7 – Informe a sua linha favorita, aquela usada com frequência, para receber alertas quando houver atrasos, greve ou mau funcionamento, por exemplo;
8 – Na próxima tela, preencha os dados relacionados ao endereço de residência;
9 – Depois, será preciso indicar uma senha de 4 dígitos, que deve ser usada para as transações financeiras realizadas no app.
Para comprar a passagem de ônibus dentro da ferramenta são necessários apenas alguns toques na tela do celular. Há as opções de pagar via cartão de débito ou por meio de Pix. Nesse último caso, será preciso copiar a chave Pix e pagar pelo app do banco. Clique aqui para conferir mais detalhes. Confirmado o pagamento, o QR Code será gerado no SP Pass.
O preço é o mesmo (R$ 4,40) e o bilhete QR Digital não expira. Sendo assim, uma vez adquirido, tem validade indeterminada. Ao embarcar em uma das 13 linhas de ônibus municipais que permitem o uso dessa tecnologia para pagamento da tarifa, é só posicionar o QR Code no leitor abaixo do validador com a tela do aparelho ligada.
A iniciativa impacta mais de 2 milhões de embarques em São Paulo. Nas redes sociais da SPTrans, diversos cidadãos elogiaram a facilidade, implementada em parceira com a UPM2, startup paulista que desenvolve soluções para Smart Cities. “Vai facilitar a vida do usuário do transporte público”, comentou um seguidor da @sptransoficial. “Eu uso e recomendo! Super prático e seguro”, afirmou outra internauta.
O projeto foi lançado de forma experimental em outubro de 2021 com uma linha de ônibus e está sendo expandido gradualmente. A última ampliação foi feita no final de novembro, quando sete novas linhas passaram a contar com tecnologia embarcada capaz de fazer a leitura do QR Code. Desde o lançamento, houve um crescimento de 300% no número de usuários que utilizam esse meio de pagamento, segundo informou a UPM2.
Por enquanto, ainda não é possível pagar meia tarifa com o bilhete QR Digital, que também não permite a integração com outros ônibus ou mesmo com os trens da CPTM ou com o Metrô. Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para qrcode@sptrans.com.br.
Recarga do Bilhete Único no SP Pass
Além do pagamento via QR Code, os usuários do app SP Pass também encontram a funcionalidade de recarregar o Bilhete Único por Pix. Antes, a recarga só podia ser feita com cartão de débito. O aplicativo oferece, ainda, o serviço de roteirizador de mapas e alertas de localização dos ônibus, além da localização das estações da Bike Itaú.
SERVIÇO
Confira todas as linhas que aceitam pagamento via QR Code:
7040/10 – Paraisópolis/Pinheiros
7040/21 – Paraisópolis/Pinheiros
736I/10 – Jd. Ingá/Santo Amaro
736I/21 – Jd. Ingá/Metrô Vila das Belezas
8025/10 – Jd. Rosa Maria/Terminal Vila Sônia
8038/10 – Parque Continental/Lapa
N837/11 – Terminal João Dias/CDHU Butantã
736G/10 – Jd. Ingá/Shopping Morumbi
746C/10 – Jd. Taboão/Santo Amaro
8026/10 – Jd. Ingá/Terminal Vila Sônia
746H/10 – Jd. Jaqueline/Santo Amaro
7002/10 – Jd. Rosa Maria/Hosp. das Clínicas
4031/10 – Parque Santa Madalena/Metrô Tamanduateí