21 dezembro 2022 em Saúde

Quem adota recebe o cartão Cuida Bem Idoso, que dá direito a atendimento veterinário vitalício

Com a intenção de proporcionar um feliz Natal aos animais idosos acolhidos no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) realiza em dezembro a campanha Adote um Bom Velhinho. No momento, 94 dos alojados no centro são idosos, sendo 76 cães e 18 gatos.

A ação teve início no dia 5 e, até o momento, um animal participante da campanha foi adotado. As fotos de alguns dos pets que aguardam uma família podem ser vistas aqui. Os paulistanos que adotam um cão ou gato idoso (acima de oito anos, para os cães, e acima de 10 anos para os gatos) recebem o cartão Cuida Bem Idoso, que permite o atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer uma das unidades dos hospitais veterinários públicos da capital. 

De acordo com a médica veterinária Anne Pierre Helzel, assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), existem também outros motivos pelos quais adotar pets adultos ou já idosos pode ser uma boa ideia.

“Eles já têm o tamanho e o comportamento conhecidos e possuem o conhecimento de hierarquia social, o que faz com que, se bem incentivados, obedeçam ordens e aprendam rotinas mais rapidamente. Além disso, costumam não roer objetos da casa, ser menos inquietos que filhotes e passar mais tempo deitados, características bastante desejáveis para tutores que também são menos ativos”, ressalta.

Ela explica que, no que diz respeito à saúde, eles já passaram pela fase crítica de várias das doenças que se manifestam na fase da vida de filhote e tem um protocolo vacinal mais simples, com uma dose da vacina polivalente específica e uma dose da vacina antirrábica por ano.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, alguns aguardam por uma família há mais de dez anos e a acolhida de animais resgatados de tutores acumuladores ou de ambientes onde sofriam maus tratos só pode ser realizada à medida que os que estão alojados são adotados.

 

Como adotar

 

Desde 2018, 1.871 pets e 102 animais de fazenda acolhidos pela Cosap ganharam um novo lar.  No momento, estão alojados 266 animais  — entre cães, gatos, coelhos, cavalos e porcos  — e são realizadas, em média, 30 adoções por mês. Para adotar, é necessário residir na cidade de São Paulo, ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e pagar uma taxa de R$ 29,30. Todos os animais já estão castrados, vacinados, microchipados, vermifugados e têm o Registro Geral do Animal (RGA), uma carteira digital na qual constam os dados do tutor e do animal.

Os interessados devem se apresentar no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, localizado na Rua Santa Eulália, 86, em Santana, na zona norte. O horário de atendimento para adoções é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos sábados. Informações adicionais podem ser obtidas pelo número (11) 2974-7892 e as histórias dos animais acolhidos podem ser vistas aqui