21 dezembro 2022 em Cultura

Exposição na Praça das Artes é gratuita e vai até o dia 29 de março de 2023

O Theatro Municipal de São Paulo abriu à população, no dia 9/12, a mostra “Presente! – Presenças negras no Theatro Municipal de São Paulo”. Exposta na Praça das Artes, anexo do teatro no centro da cidade, o trabalho traz fragmentos da presença negra na história do espaço.

A mostra é costurada por depoimentos dos profissionais negros que trabalham atualmente na casa e, ao mesmo tempo, celebra a passagem de ícones da arte brasileira e mundial pelo espaço. Nomes como Ella Fitzgerald; Charles Mingus; Alvin Ailey; Duke Ellington; Milton Nascimento; Abdias do Nascimento; Elizeth Cardoso, entre outros. 

Responsável pela curadoria e coordenador do Núcleo de Acervo e Pesquisa do Complexo, Rafael Domingos destaca a relevância das obras desses artistas para que o local tenha se tornado uma referência cultural no país.

“Apesar disso, por muito tempo, o Theatro Municipal foi um espaço elitizado, onde apenas os brancos podiam exibir suas obras”, diz.

O curador pontua ainda que, pela imagem elitizada, poucos sabem que o espaço também era ocupado por artistas negros desde o século 20. “Essa exposição pluraliza a história do teatro e mostra que outros grupos precisaram se organizar para se apresentar no local”, completa.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Um dos momentos em que artistas negros impuseram suas presenças foi quando o Teatro Experimental do Negro (TEN), de Abdias do Nascimento, exibiu a peça “Sortilégio”, na década de 1950.  A mostra relembra como, entre os anos 1970 e 1980, a programação teve seu repertório afro-brasileiro fortalecido, culminando na fundação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978.

Trechos das 34 entrevistas com funcionários negros do teatro são utilizados, estrategicamente, para demarcar a presença atual de artistas, técnicos e funcionários que mantêm o Theatro Municipal.

Serviço

Em cartaz de 9/12/2022 a 29/3/2023
Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h
Classificação livre
Entrada gratuita