24 dezembro 2022 em Saúde

Para ter acesso ao Polo Transexualizador basta solicitar encaminhamento em uma UBS

Iniciativa do Polo de Processo Transexualidor do Hospital Dia Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, recebeu em dezembro o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, honraria concedida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o polo oferece atendimento a pessoas trans (acolhimento, nome social, processo transexualizador e encaminhamento à cirurgia de afirmação de gênero). O selo reconhece iniciativas e práticas de inclusão e diversidade em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Em 2022, foram inscritas 313 iniciativas em 12 categorias.

O polo do Campo Limpo foi reconhecido na categoria LGBTQIAP+. Desde 2019, o serviço já realizou cerca de mil atendimentos (médico, equipe multiprofissional e aplicação medicamentosa). Para ter acesso, basta solicitar encaminhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

“No processo transexualizador, são várias as estratégias – biomédicas ou não – utilizadas para lidar com o sofrimento causado pela incongruência de gênero. A rede está sendo fortalecida e os profissionais de saúde sendo sensibilizados com relação às especificidades dessa população”,  afirma a diretora de Saúde Integral da População LGBTQIA+ da Secretaria Executiva de Atenção Básica Especialidades e Vigilância em Saúde, Tania Correa de Souza.

O Polo Transexualizador do Hospital Dia Campo Limpo é uma das unidades da Rede de Atenção à Saúde Integral de Pessoas Travestis e Transexuais (Rede Sampa Trans).

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!