26 dezembro 2022 em Saúde

Meta da Prefeitura é imunizar 7.800 pequenos entre 6 meses e 3 anos incompletos

A Prefeitura de São Paulo está fazendo busca ativa, com visitas visita domiciliares e por telefone, para vacinar contra a Covid-19 crianças na faixa etária dos 6 meses até os 3 anos incompletos com comorbidades, imunossuprimidas e indígenas.

Os pequenos são imunizados com a vacina Pfizer Baby. Apenas 1.806 do público-alvo com comorbidade foi vacinado, de acordo com os últimos dados divulgados da Secretaria Municipal da Saúde. A pasta informou que a busca ativa tem como meta imunizar cerca de 7.800 crianças da cidade que pertencem ao grupo elegível.

Ao todo, mais de 14 mil doses da Pfizer Baby foram aplicadas em quem tem até 2 anos, 11 meses e 29 dias. Isso porque os pais já conseguem antecipar a vacinação dos filhos sem comorbidades nessa faixa etária.

Para se inscrever na “xepinha” da vacina, basta o responsável legal apresentar o comprovante de residência e informar o telefone na recepção da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende a área onde mora. Ao final do dia, os profissionais entram em contato para avisar se existem vacinas remanescentes.

Segundo balanço do Ministério da Saúde, até o dia 22 de dezembro, a cidade de São Paulo já ultrapassou 1,1 milhão de casos, que resultaram em 44,3 mil óbitos. No total, foram aplicadas 36,8 milhões de doses da vacina.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Além das crianças, a Capital disponibiliza o imunizante para adolescentes e adultos de todas as idades. A primeira dose adicional pode ser aplicada em pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. A segunda dose extra está disponível à população acima de 18 anos de idade que recebeu a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses. Por fim, está apto a receber a terceira dose adicional quem tem alto grau de imunossupressão, com mais de 18 anos.

Multivacinação

A Prefeitura também intensificou a busca ativa de crianças não vacinadas com os demais imunizantes ou que estão com esquema vacinal incompleto.

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado. Dirigida a crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade, a ação tem como objetivo imunizar todo o público infantil dessa faixa etária com o imunizante oral contra a doença.

Na campanha de multivacinação, destinada a pessoas de até 15 anos, além da vacina contra poliomielite, são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.

Todas as vacinas são fornecidas de forma gratuita nas 470 UBS da cidade, de segunda a sexta, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, de segunda a sábado. O posto mais próximo pode ser localizado pela plataforma Busca Saúde.