19 janeiro 2023 em Saúde
Expresso Bairros vai acompanhar a passagem de Graciete da Silva pelo programa durante a gestação
Cerca de 65 mil consultas de pré-natal são realizadas mensalmente na cidade de São Paulo pelo programa municipal Mãe Paulistana, que atende 49 mil gestantes. A reportagem do Estadão Expresso Bairros vai acompanhar, mês a mês, todos os passos de uma dessas jornadas. Descreveremos as etapas dos atendimentos da vendedora Graciete Maria da Silva, de 41 anos, do início da gestação até depois do parto.
Com 11 semanas de gravidez, ela passou pela primeira consulta de pré-natal no início de dezembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jova Rural. Graciete nasceu em Pernambuco e mora com a família no bairro Jaçanã, na zona norte. Sua filha mais velha, Jacqueline, tem 24 anos. O caçula é Davi, de 7, o primeiro concebido com a assistência integral do Mãe Paulistana. Matheus tem 20 e Gabriel, 18.
A confirmação da quinta gravidez veio com um exame na própria unidade de saúde e foi recebida com surpresa, mas, agora, a família já sonha com o novo integrante: “Estamos esperando, eu e minha filha, que seja mais uma menina, porque só tem ela, né?”, diz.
Depois do exame de gravidez, ela realizou testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite e já começou a fazer parte do programa Mãe Paulistana.
“Você faz tudo (os testes rápidos) na hora, daí faz a entrevista, você conta como se sentiu no último parto, eles anotam, medem a gente, tiram a pressão, pesam, veem tudo direitinho. É bem tranquilo”, lembra Graciete.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!
Ao longo do pré-natal, as gestantes recebem vacinas contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite e influenza e passam por pelo menos seis consultas — mensais até a 32ª semana, quinzenais até a 36ª semana e em intervalos menores a partir daí, de acordo com avaliação médica. A futura mãe também pode contar com transporte gratuito para se locomover até as consultas e exames, garantido pelo Bilhete Único Mãe Paulistana, e, em caso de gravidez de risco, tem à disposição uma central telefônica no Mãe Paulistana Digital e atendimento especializado no aplicativo e-saúdeSP.
O acompanhamento é realizado nas 470 UBS da capital e não termina na hora do parto: além de receber um kit enxoval e realizar o teste do pezinho ampliado, a criança tem automaticamente direito a uma vaga na creche e transporte gratuito para as consultas na UBS no primeiro ano de vida.
Graciete, que realizou o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as suas gestações, relata que percebeu mudanças na política de assistência a gestantes ao longo do tempo. “Tomara que melhore a cada ano, para as pessoas que mais precisam. Estou confiando no Senhor que vai dar tudo certo”, conclui.
Clique aqui e receba as notícias do seu bairro pelo WhatsApp