8 fevereiro 2023 em Meio Ambiente
Programa já aproveitou 50 toneladas de resíduos orgânicos e material de poda de árvores
Resíduos orgânicos que antes tinham como destino os aterros sanitários, agora alimentam um projeto de compostagem na Praça Pablo Garcia Cantero, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Com o principal objetivo de recuperar a fertilidade do solo, a iniciativa integra o Programa Permanente Ecobairro, que apoia movimentos comunitários e atua na região desde 2004 com ações sustentáveis.
O projeto de compostagem surgiu em 2019 a partir da ideia de uma das co-fundadoras do Ecobairro, Lara Freitas. Começou no Planeta Inseto, do Instituto Biológico de São Paulo. Lá, dez famílias da comunidade aprenderam a executar os procedimentos de compostagem.
Com a experiência, o projeto foi transferido à Praça Pablo Garcia Cantero, onde os participantes se reúnem aos domingos, das 10h30 às 12h, para coleta dos resíduos orgânicos, pesagem e abertura de leiras para depósito do material, com a finalidade de criar compostos (adubos).
A professora universitária aposentada Magda Beretta registra a quantidade de resíduos levados pela comunidade à iniciativa. Nas contas dela, aproximadamente 50 toneladas de resíduos orgânicos e de material seco de poda de árvore se tornaram adubos desde 2019.
O material, diz Magda, foi utilizado em praça e jardins do bairro e para plantação de novas árvores. “Como química, tento traduzir os processos orgânicos”, afirma a professora, que também auxilia o projeto em atividades educacionais sobre a técnica de compostagem.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Hoje, participam 43 famílias, que encaminham ao projeto semanalmente de 250 a 300 kg de restos orgânicos. A iniciativa conta com a colaboração de feirantes, marceneiros e da Cinemateca Brasileira, que doam a palha que embrulha o abacaxi, pó de serra e folhas secas de área verde, respectivamente – itens essenciais para manter a temperatura ideal da leira.
Elisa Rocha é uma das integrantes. Educadora ambiental, afirma que a compostagem traz diversos benefícios em diferentes escalas. “No nível individual, a pessoa passa a estar mais atenta ao resíduo gerado e ao que está sendo descartado”, diz.
A praça também é beneficiada dando utilidade ao que seria jogado fora. “A gente tem a produção de adubos que melhora a nutrição do solo e permite o crescimento de novas espécies no local, como também melhores condições de retenção e infiltração de água, reduzindo o problema de erosão”, acrescenta.
Para participar, é só guardar em um recipiente fechado resíduos orgânicos crus, como casca de ovo, borra de café e vegetais e levar aos domingos para a equipe.
SERVIÇO
Projeto de Compostagem Comunitária Vila Mariana
Praça Pablo Garcia Cantero, sem número
Aos domingos, das 10h30 às 12h
Ponto de referência: Cinemateca Brasileira