16 fevereiro 2023 em Urbanismo

Obras no centro histórico incluem mapa tátil, novo mobiliário e iluminação cênica de edifícios

Além da troca do piso dos calçadões do Triângulo Histórico, o projeto desenvolvido na região central prevê outras ações dentro do eixo de requalificação urbana e mobilidade.

Uma delas é a reformulação da sinalização turística. Será inclusiva, com informações em português e inglês, mapa e mesa táteis com braile, além de dispor de QR-Code que vai direcionar a um aplicativo com informações complementares, com opção de áudio.

Outra melhoria prevista é a instalação de mobiliário urbano para prover áreas de convivência adequadas. Bancos, jardineiras, e lixeiras são exemplos. Também será instalada iluminação funcional e cênica de edifícios históricos.

Serão plantadas outras 24 árvores nos eixos das ruas Líbero Badaró, Largo São Francisco, Paulo Egídio, Quintino Bocaiúva, Largo da Misericórdia, Quitanda, Praça da Sé, XV de Novembro, Tesouro e Praça Manoel da Nóbrega. Entre as espécies escolhidas estão Ipê-Branco, Ipê-Rosa, Pau-Ferro, Pau-Brasil, Sibipiruna e Barba de Serpente.

Roosevelt e Liberdade

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Ainda no centro, mas fora do perímetro do Triângulo Histórico, os projetos Belvedere Roosevelt e Esplanada Liberdade também integram o #TodosPeloCentro no eixo de requalificação urbana. O primeiro está mais avançado e, como o nome sugere, será executado na Praça Roosevelt, enquanto o segundo é destinado ao bairro de influência japonesa.

O Belvedere contempla a construção de um novo mirante, um espaço de lazer com bancada, iluminação e piso novos. A empresa responsável pelo empreendimento já foi contratada via licitação e as obras começam após a conclusão dos projetos básico e executivo.

A Esplanada da Liberdade será uma praça em uma laje entre quatro viadutos e acima da Radial Leste-Oeste, com 12 mil m². A proposta envolve a implementação de um centro comercial, praça de exposições, centro de inovação e cultura e outras instalações inspiradas na arquitetura japonesa.