16 fevereiro 2023 em Urbanismo

Obras iniciadas em dezembro vão substituir pedras portuguesas por piso que vai melhorar a mobilidade

A requalificação dos calçadões do Triângulo Histórico é uma das principais iniciativas da Prefeitura na missão de resgatar o valor arquitetônico, cultural, paisagístico e histórico do centro. Com a área valorizada, a expectativa é atrair novos investimentos e moradores, bem como proporcionar mais conforto e segurança aos cerca de 2 milhões de cidadãos que transitam diariamente pela área.

A icônica avenida São João, no trecho entre as ruas Líbero Badaró e São Bento, foi escolhida para dar início ao programa, em dezembro. As obras também já começaram no Largo São Francisco. Saem as pedras portuguesas da década de 70 e entra um calçamento de concreto que vai favorecer a mobilidade e minimizar o risco de quedas e acidentes, sobretudo de cadeirantes, pessoas com deficiência visual e idosos.

Os calçadões também serão mais resistentes ao tráfego de veículos pesados, como caminhões de limpeza e carros-fortes. O novo material adotado vai propiciar, ainda, mais economia e facilidade de manutenção do piso e das galerias subterrâneas. A revitalização abrange 62,2 mil metros quadrados em 23 ruas, com um investimento total de R$ 63 milhões.

Além da troca do piso, a requalificação prevê iluminação funcional e cênica de edifícios históricos, nova infraestrutura subterrânea para as redes de telecomunicações, renovação da rede de drenagem, bem como a revisão de dutos para as concessionárias de água, luz e gás.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O Triângulo Histórico é um recorte no perímetro das ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista. Nele se encontram importantes pontos históricos da cidade, como o Largo São Bento, Pateo do Collegio, Largo São Francisco, entre outros.