1 março 2023 em Mobilidade Urbana

Prefeitura lembra da necessidade de o usuário entre 60 e 64 anos realizar o procedimento

Março chegou e com ele a Prefeitura de São Paulo lembra da necessidade de as pessoas entre 60 e 64 anos carregarem a gratuidade em seus cartões do Bilhete Único para poderem passar pelas catracas dos ônibus, Metrô e trens sem precisar apresentar documento de comprovação da idade.

Quando a recarga é realizada, são disponibilizadas cinco cotas de ônibus e, depois, cinco cotas de trilhos. Cada cota disponibilizada tem validade por sete dias a partir da primeira ativação. Passado o período de sete dias, uma nova cota temporal é ativada automaticamente. Não é preciso ir a um posto de atendimento ou fazer o procedimento de recarga novamente.

Para quem for completar 60 anos ao longo do mês e tem um Bilhete Único Comum com seu CPF, a gratuidade é liberada em cinco dias, contados a partir da data de aniversário. Não há necessidade de ir a um posto de atendimento. Basta aproximar o cartão duas vezes de um equipamento de recarga. Enquanto aguarda a liberação da gratuidade, para andar nos ônibus na Capital, o passageiro poderá apresentar um documento oficial com foto ao motorista e desembarcar pela porta da frente.

Pessoas com mais de 65 não precisam recarregar as cotas de gratuidade e podem continuar utilizando os cartões normalmente. Para essa faixa etária, não houve alteração.

Bilhete Único

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Quem ainda não possui o Bilhete Único Comum Personalizado deve solicitar no site https://www.sptrans.com.br/perguntas-e-respostas/?sobre=gratuidade-60-64. Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via gratuitamente ligando na Central 156 para solicitar o cancelamento. Em 72 horas, o passageiro poderá retirar o cartão nos terminais municipais e recarregar a gratuidade.