6 março 2023 em Cultura
Foi preciso lançar um novo edital para preencher vagas; veja como se inscrever
A Escola de Dança de São Paulo (EDASP) está com inscrições abertas para preencher 36 vagas no processo seletivo remanescente para meninos. A EDASP oferta formação gratuita e completa, com duração de até nove anos, e os interessados têm até as 18h do dia 21 de março para fazer a inscrição. As aulas, realizadas na Praça das Artes (centro), terão início em 12 de abril.
Os pilares de base da formação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC), por meio da Fundação Theatro Municipal (FTM), são as técnicas de balé clássico e de dança contemporânea, dividida em três ciclos: fundamental, intermediário e profissionalizante. O aluno sai da escola apto a tirar o registro profissional de bailarino e dar seguimento à carreira artística.
Atualmente, estão em formação cerca de 40 meninos e 300 meninas. Cristiana Souza, que já foi professora e agora é Coordenadora Artística da EDASP, afirma ser sempre mais difícil atingir os garotos, pois a dança ainda é vista como algo para meninas no Brasil, diferentemente da cultura de outros países.
Foi necessário abrir um edital remanescente específico para meninos, pois as vagas do edital publicado em outubro de 2022 não foram preenchidas. Enquanto mais de 600 meninas se inscreveram, menos de 50 meninos concorreram e apenas nove foram aprovados.
“Trabalhar com arte e cultura não é um caminho só do aluno, é o envolvimento da comunidade, da família. Eles chegam crianças e se tornam adolescentes aqui e, por meio do aluno, a família acaba tendo um contato maior com a arte e a cultura do município”, diz Cristiana.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Com 82 anos de existência, a EDASP tem uma matriz curricular diversa de disciplinas práticas e teóricas, abrangendo danças brasileiras, jogos e acrobacia, preparação corporal, capoeira, improvisação, música, história da dança, entre outros conhecimentos. A carga horária semanal também é robusta. São 11 horas e trinta minutos semanais no primeiro ano; 19 horas do segundo ao quarto anos e 25 horas do quinto ao nono.
Romeo Vitório, de 15 anos, está na escola desde o preparatório e hoje cursa o sétimo ano. Ele mora com os pais no Itaim Paulista, na zona leste, e pega três transportes públicos para ir às aulas, ministradas das 15h às 20h. Acorda às 6h, vai à escola regular, retorna para casa, almoça, pega um ônibus, um trem e o Metrô para ir à EDASP. Está em casa novamente por volta das 21h30.
“É bastante cansativa (rotina), mas compensa porque sou apaixonado pela dança”, frisa. O jovem bailarino começou na dança aos sete anos de idade, após sua irmã entrar para o balé, e sempre contou com o incentivo dos pais. Porém, além do cansaço, precisou lidar com o preconceito dos colegas e cogitou abandonar as aulas. “No começo teve bastante. Pensei em parar, mas agora está de boa. Hoje tenho vários amigos que me incentivam e estou na minha melhor fase no balé.”
Romeo, que já se apresentou diversas vezes ao longo do curso, pretende continuar nos palcos e seguir carreira profissional na dança. Seu sonho é ingressar em uma companhia e se tornar o primeiro bailarino, aquele que exerce os papeis principais nas apresentações. A meta é entrar para a Royal Ballet, em Londres, uma das maiores companhias do mundo.
Cristiana reforça que a EDASP não trabalha apenas o lado técnico. “A construção do ser humano permeia toda a formação, não só o lado técnico da dança. Procuramos fazer desse lugar um espaço para ajudar no desenvolvimento das crianças, para construir seres humanos com bom discernimento, com valores, com sensibilidade aguçada, interesse pelas artes, pelo corpo, no lugar do movimento, por música, sensível à vida.”
Processo Seletivo
As inscrições serão recebidas somente por meio de formulário online, disponível aqui. Pode se candidatar quem nasceu entre janeiro de 2007 e janeiro de 2014. O processo seletivo será realizado de 29 a 31 de março de 2023, presencialmente, na sede da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, que fica na Praça das Artes, no na avenida São João, 281, no Centro.
A seleção será feita em etapa única, no mesmo dia agendado, composta por avaliação física e prova prática de habilidades específicas, com duração total de até duas horas. Serão avaliados os seguintes critérios:
- Integridade física e saúde para a prática da dança;
- Habilidades psicomotoras para a prática da dança: coordenação motora, orientação espacial, noções de organização corporal, prontidão, atenção e memorização;
- Capacidade criativa, sensibilidade musical, habilidades expressivas para a prática da dança;
- Capacidade de resposta corporal ágil e adequada às instruções da prática da dança;
- Motivação para a dança;
- Candidato do 2º ao 7º ano também serão avaliados quanto ao conhecimento técnico em Balé Clássico.
Os inscritos que não conseguirem uma das vagas poderão enviar recurso das 8h do dia 25 de março até as 20h do dia 27 de março de 2023, pelo e-mail: escoladedanca@prefeitura.sp.gov.br. A EDASP fica na avenida São João, 281, centro.