20 março 2023 em Saúde
A partir desta segunda, imunizante contra Covid-19 é estendido a gestantes, puérperas e profissionais da saúde
A partir desta segunda-feira (20), a vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para grávidas, puérperas e profissionais da saúde. Já foram aplicadas mais de 630 mil doses do novo imunizante.
Os servidores da saúde, porém, só terá direito a receber o imunizante se sobrarem doses da Pfizer bivalente próximo ao fim das atividades diárias das Unidades Básicas de Saúde e desde que resida na região da UBS.
É permitido se inscrever previamente para concorrer às doses remanescentes. Basta apresentar o comprovante de endereço no local. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Prefeitura de São Paulo, espera vacinar 130 mil mulheres gestantes e puérperas (que tiveram filhos recentemente) na cidade. Em todo o Brasil, até o momento, mais de 4 milhões foram vacinados com a bivalente, segundo o Ministério da Saúde.
Atualmente, também podem receber a vacina bivalente, que oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante que mais preocupa no momento:
- todos os idosos acima de 60 anos de idade;
- maiores de 12 anos com imunossupressão;
- indígenas;
- ribeirinhos;
- quilombolas;
- população privada de liberdade;
- adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;
- funcionários do sistema de privação de liberdade.
A Pfizer bivalente serve como reforço, em dose única, e é aplicada somente nas pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço comum há pelo menos quatro meses. Portanto, ela não substitui a vacina monovalente, que segue disponível nos postos de saúde.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!A vacina bivalente 19 difere das anteriores porque ela oferece proteção contra mais de uma variante do vírus. Sendo assim, estimula uma resposta imunológica mais abrangente e robusta do sistema imunológico do indivíduo vacinado.
Na sexta passada (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atestou a segurança da Pfizer bivalente e reforçou que a imunização continua sendo essencial no combate à covid-19, especialmente na prevenção de casos graves e mortes. Quase 700 mil pessoas morreram no Brasil desde o início da pandemia, em 2020, por conta da propagação do coronavírus, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Serviço
A vacina contra a Covid-19 está disponível nas UBSs e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7h às 19h.
As pessoas que estão no grupo prioritário devem procurar a UBS da região onde moram. Não precisa agendar, mas é preciso apresentar carteira de vacinação, documento de identidade e, no caso de pessoas imunossuprimidas, documento médico que comprove a condição. Os endereços das AMAs/UBSs Integradas podem ser encontrados na página Vacina Sampa.