21 março 2023 em Saúde
Doses do imunizante estarão disponíveis em 17 Serviços de Atenção Especializada
A Prefeitura de São Paulo inicia nesta quarta-feira (22) a vacinação contra a mpox, destinada inicialmente a adultos com maior risco de desenvolver as formas mais graves da doença.
As 1.375 doses da vacina MVA-BN Jynneos Mpox estarão disponíveis em 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), que integram a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids da Capital e em unidades da rede estadual de saúde, administradas pela Secretaria Estadual de Saúde.
O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de quatro semanas entre elas. Estão elegíveis ao imunizante pessoas que vivem com HIV ou Aids com idade igual ou superior a 18 anos e que estejam com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses, além de profissionais de laboratório, de 18 a 49 anos, que trabalham diretamente com orthopoxvírus, com nível de biossegurança 3 (NB-3).
Serão imunizadas tanto as pessoas que tiveram exposição direta ao vírus, quanto as que não tiveram diagnóstico da doença. Em todos os casos, o imunizante não deve ser aplicado simultaneamente com outras vacinas. A mpox se caracteriza pelo surgimento de erupções cutâneas (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Pode afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e órgãos genitais.
A lista com os endereços e telefones das unidades que realizarão a vacinação está disponível aqui.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!